sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Odisséia Paulistana

Pretensioso, maluco e cool! Os Amigos (Brasil, 2013) não se desculpa pelo que é e parte para fazer a sua mágica. Ele segue numa linha tradicional até que decide se esculhambar e fica mais legal ainda!


“O roteiro começou sobre um dia na vida de um arquiteto. Aí eu fui ler um poema de João Cabral de Melo Neto chamado ‘Fábula de um Arquiteto’, que fala que as portas viram portas de fechar e não de abrir. E é por isso que esse personagem ta passando: ele ta chato, ele ta banana, ele perdeu esse frescor. A morte do amigo faz ele voltar a essa idade em que as portas ainda são abertas. Por isso que as crianças tem uma presença importante.” É o que explica a diretora Lina Chamie sobre a gênese do projeto.


“Eu li esse roteiro e pensei: ‘essa mulher ta louca’. Achei que o roteiro a gente ia mudando ao longo da filmagem. Aí quando vi l filme ele é exatamente o que tava no papel.” Explica o ator protagonista Marco Ricca. Além de tudo, Os Amigos é inspirado na amizade que ele leva com a diretora. O ator também parte para tecer um elogio sobre a forma de dirigir da amiga: “É de um rigor absoluto. Ela tinha muito claro o que ela queria, da obra. É talvez a diretora que mais me dirige.”


O dia em uma metrópole como são paulo mais parece com um épico grego. Essa é a premissa inicial do filme. Mas aí ele parte para uma autocrítica pessoal e cinematográfica que deixariam Buñuel orgulhoso. É um roteiro divertido e engenhoso, são reflexões muito bem elaboradas que deixam um sorriso na cara. Embora algumas pirações acabem muito malucas e até desnecessárias, o clima de "irado!" não se perde.


A narrativa principal foca em um arquiteto por SP que lida com a perda de seu amigo de infância. Mas A mise en scene se divide entre , uma montagem infantil de "A Odisséia" e animais no zoológico. Um dos princiais elementos do filme é o uso de crianças. O filme beira a um filme infantil, ao mesmo tempo que trata de temas sérios. Ainda assim, a Lina é categórica ao explicar porque o não considera Os Amigos um filme infantil: “É um filme que fala de perda, e crianças tiveram que se despedir pouco. Exceto aquelas que assistiram ‘Bambi’.” brinca ela.


Nas próprias palavras da diretora: "É um filme carinhoso. E sem carinho não resta nada!" Está certíssima. Os afetos desse filme nos marcam, e relembram uma coisa há muito tempo perdida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...