sábado, 10 de março de 2012

Se Deus Salvar a Rainha, Matamos os Aliens



Senhoras e Senhores é nosso último dia na Inglaterra. Bebemos nosso derradeiro chá, já vamos esquecendo as chuvas e olhamos para o céu. Ual, o que são essas coisas? Meteoritos? Não entrem em pânico, meus caros, é apenas uma invasão alienígena. Estamos protegidos nesse perímetro, não pelo FBI porque isso é coisa dos ianques, mas por um grupo de adolescentes revoltados e armados.


Attack the Block
(“Attack the Block”, 2011) é um soco na cara de muitos filmes de ficção do outro lado do Atlântico. Não pela qualidade técnica, mas pela criatividade. O roteiro e a direção nas mãos de Joe Cornish dão vida para uma história cheia de referências pop, bom humor e um ritmo ótimo. Sendo marinheiro de primeira viagem em longas é incrível testemunhar essa estreia maravilhosa, já tão inovadora e arrasando os clichês americanos do gênero.


Sul de Londres. Um grupo de cinco jovens liderados por Moses (John Boyega) vive realizando furtos, assaltos e fumando maconha. São a típica gangue de bairro e “protegem” seu espaço da forma que podem. Durante uma emboscada para roubar a enfermeira Sam (Jodie Whittaker) alguma coisa vem do céu e cai em cima de um carro, destruindo-o. O líder do grupo vendo o estado do veículo resolve entrar a procura de coisas valiosas e dinheiro, mas acaba encontrando uma criatura sem olhos e estranha que lhe arranha o rosto. Após o susto, o monstro foge e os garotos vão atrás, iniciando assim toda a série de infortúnios e defesa da Terra contra a invasão alienígena.


Efeitos especiais disformes, excesso de palavrões, gírias e o fato de serem pequenos criminosos. Observe outro fator de qualidade, o excelente elenco. O diretor de casting fez um trabalho arrebatador. Você acaba até se preocupando mais com os personagens, os alienígenas ficam apenas secundários. Espere, quer saber? Para falar a verdade, “tudo” é ponto positivo. Até mesmo a forma estranha como fizeram os monstros encaixa com o humor do filme. E quem nunca falou tantos palavrões quando teve seu bairro invadido por extraterrestres que atire a primeira pedra.


É um clássico onde o cara mau se torna o herói. Uma história muito bem contada com assunto que já vimos um milhão de vezes, aqui de forma refrescante. Comédia de terror não para todos os gostos, para aqueles que sabem apreciar algo diferente e criativo que só aparece vez ou outra nas salas de cinema. Então se a Inglaterra está sendo invadida, o que acha de continuarmos nossa viagem? A Alemanha não noticiou nenhum tipo de ataque, talvez esteja seguro por lá. Vamos deixar as Ilhas Britânicas e voltar ao continente, Berlim nos espera e quem sabe alguns monstros e bons drinks.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...