terça-feira, 25 de junho de 2013

Ao infinito, e além…



Quando criança já se perguntou o que seus brinquedos faziam quando você não estava por perto? Entrou no quarto de súbito ou acordou no meio da noite para pegá-los no flagra? Eu sei que eu fazia isso... Tom Hanks também. E esta foi a ideia inicial do primeiro filme produzido da parceria entre os estúdios Disney e Pixar.


Toy Story – Um mundo de Aventuras ("Toy Story", Estados Unidos, 1995) foi a primeira animação inteiramente realizada por meio de computação gráfica e conta a história dos brinquedos de Andy e como o líder do grupo, o cowboy Woody, fica com ciúmes do novo forasteiro do pedaço, o astronauta Buzz. Cada quadro deste longa demorou de quatro a treze horas para ser feito (imagina o trabalho...). Um verdadeiro marco, não somente por representar a curiosidade de toda criança, mas pelo fascinante resultado final.


A saga de Woody, Buzz e seus amigos até o momento derradeiro de suas vidas foi indicada a diversos Oscars ao longo dos anos, incluindo melhor filme de 2011 – feito que somente outras duas animações atingiram –, e premiada como melhor animação e melhor canção original com We Belong Together por Randy Newman (mas também quem não se lembra e cantarolou por aí You’ve got a friend in me, ou, na versão brasileira, Amigo Estou Aqui?). O primeiro filme inicia de maneira genial e promissora a parceria, com toda a maestria que agora se tornou característica da Disney/Pixar, e o terceiro encerra, com chave de ouro e toda honra e louvor merecido, as aventuras dos brinquedos de Andy, emocionando todos aqueles que cresceram acompanhando essa história.


Faço parte, como muitos que também estão lendo este post, da geração "Toy Story". Acompanhei as aventuras de Woody e Buzz e cresci junto de Andy até sua ida para a universidade, me identificando com a história e os sentimentos que ela causa e irá continuar causando, pois "Toy Story" tem a virtude que só obras primas conseguem tão bem alcançar: a universalidade e perpetuidade de suas histórias, como já sabia desde o começo Buzz Lightyear. "Ao infinito e além."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...