
Como vocês já sabem (graças à Jess) Fantasia surgiu para ser exibido perenemente sempre com curta-metragens novos sendo exibido com os antigos. Essa idéia ambiciosa do Walt Disney foi amplamente inviabilizada até que no ano 2000 uma nova edição do Fantasia surge se nomeando Fantasia 2000 (EUA, 1999). No mesmo modelo do anterior, o filme mostra porque a Disney continua na vanguarda desse novo mundo da animação.
O filme é uma compilação de nove curtas animados dos estúdios Disney acompanhados de vários standarts da música clássica. Em relação ao original, os dois começam mais ou menos da mesma forma que o original: com a criação do universo. A partir daí, no entanto, cada um segue com a sua viagem nos apresentando mundos cada um mais fantástico que o outro. Um dos mirabolantes mostra baleias voando pela aurora boreal, enquanto um delírio mais jazzistico nos leva por um dia em Nova Iorque. Até o Pato Donald dá uma de Noé numa releitura do mito bíblico ao som de “Pompa e cirunstâncea”. Todos as animações estão garantidas de marcar você de alguma forma, somente a do Soldadinho de Chumbo que passa um pouco apagada.
Uma outra mudança do original é que dessa vez um número de celebridades vêm apresentar os curtas. Os nomes vão de Penn e Teller até James Earl Jones. Durante a introdução feita por Bette Midler ela comenta que um dos projetos para o Fantasia que não seguiu em frente era uma animação que Disney estava fazendo junto com Salvador Dalí. Nenhum dos dois conseguiu concluir a animação, mas graças ao esforço dos profissionais do estúdio, hoje em dia essa animação existe. É essa aqui, ó: http://www.youtube.com/watch?v=1GFkN4deuZU
Dentre todos os vídeos novos, pelo menos um deles é do antigo Fantasia, você pode adivinhar qual é? Isso mesmo, aparentemente, o Mickey Feiticeiro não só está na lombada das nossas fitas vhs mas também em nossos corações. Apesar de ser o segundo dos fantasias, esse filme ganha medalha de ouro em dois quesitos: Ele foi lançado às 23:59 de 31 de dezembro de 1999, sendo assim, o primeiro filme a ser lançado do milênio. Depois, ele também foi um dos primeiros filmes a sair em IMAX.
Era um mundo diferente quando este filme saiu, Disney não era mais hegemônica na arte de se animar direito. Mesmo assim, não precisa olhar mais do que Fantasia 2000 pra entender porque o império de Walt segue forte até hoje. Animar não é o mesmo que dar vida, e a magia que nos cativou desde que somos crianças não pode ser encontrada em qualquer lugar.