quarta-feira, 19 de junho de 2013

O Orelhudo mais Amado de Todos


A história do quarto filme da Walt Disney Company todo mundo já conhece: um elefantinho que é discriminado (na verdade, podemos dizer até que ele sofre bullying, embora esse termo ainda não tivesse sido inventado nos anos 40) pelos seus companheiros de circo por causa de suas orelhas, que são, para usar um eufemismo, desproporcionais. Dumbo (1941, EUA) foi produzido com a intenção de gastar pouco e fazer dinheiro nas bilheterias, pois os dois últimos longas da companhia ("Fantasia" e "Pinóquio") não tinham sido muito bem sucedidos, principalmente pelo advento da Segunda Guerra Mundial. O longa acabou sendo, então, um dos maiores sucessos da Disney na década de 40, foi elogiado pela crítica e abocanhou o Oscar de melhor canção por "Baby Mine".



O filme foi originalmente pensado para ser um curta-metragem, e talvez por isso tenha se tornado um longa de apenas 64 minutos. Apesar disso, consegue contar a saga do elefantinho com humor e um pouco de drama melancólico. A cena na qual Dumbo visita sua mãe na prisão com certeza fez muitas criancinhas saírem correndo de seus sofás para abraçarem suas próprias mães. Outro momento memorável do filme é quando o protagonista e seu melhor amigo, um ratinho chamado Timóteo, ficam bêbados de champanhe e têm uma série de alucinações sobre elefantes coloridos: é praticamente um videoclipe psicodélico.


Uma curiosidade sobre Dumbo é que ele foi alvo de polêmicas ao ser acusado de - pasmem - racismo! O escritor Richard Schickel alegou em seu livro "The Disney Version" que os corvos retratados no final do filme, quase todos dublados por atores afro-americanos na versão original, são uma representação esteriotipada da cultura negra. Alguns rumores até dizem que essa versão de 64 minutos é editada e há uma versão anterior, da qual foram cortadas cenas adicionais dos corvos para evitar maiores problemas.


Mas isso não impediu que o filme se tornasse um grande sucesso, só superado nove anos depois, por "Cinderela". Como é típico da Disney, as canções são marcantes e as animações tem a melhor qualidade possível para a época. Afinal, o personagem principal não tem nenhuma fala no filme e mesmo assim conseguimos compreender perfeitamente suas emoções e enxergar a história através de sua perspectiva. Apesar de já não ser muito lembrado e valorizado, Dumbo é um clássico sobre amor materno, preconceito e superação dos medos que merece ser visto por gerações e gerações de crianças que queiram conhecer a magia Disney.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...