Em 2009, J.J. Abrams reinventou uma das séries mais populares de todos os tempos que andava meio esquecida e um tanto quanto ultrapassada. Com o seu "Star Trek", o diretor apresentou os personagens clássicos da série para uma nova geração de fãs e conseguiu fazer um filme realmente incrível. Infelizmente, essa continuação Além da Escuridão - Star Trek (Star Trek - Into Darkness, EUA, 2013) é muito inferior ao seu antecessor e deixa muito a desejar.
J.J. Abrams sabe como ninguém trabalhar com ficção científica. É ele quem está por trás de sucessos como "Cloverfield", "Missão Impossível 3" e a série de TV "Lost". Seu talento é inegável, mas parece que agora ele quis dar uma de Michael Bay e recheou o novo Star Trek com muito mais ação, várias explosões, inúmeras cenas de perseguição... E isso não é necessariamente bom, né?
O maior problema de Além da Escuridão é o seu roteiro embolado, confuso e sem emoção. Diferentemente do longa anterior, esse aqui não consegue dar destaque para todos atores em cena e não equilibra bem os momentos de ação com o "blá, blá, blá" incessante dos personagens. O filme é desnecessariamente longo e ainda apela pra algum suspense barato em que ficamos nos perguntando se o mocinho da trama vai realmente morrer.
Além da Escuridão não é bom, mas tem tudo que um blockbuster americano pode oferecer: Super produção, uma aventura barata, efeitos especiais e muito show de pirotecnia. Ver em IMAX é uma experiência extra (cuidado para os seus ouvidos não explodirem).
Por falar em J.J. Abrams, Hollywood vem investido pesado em seu aparente toque de midas e o diretor, além de "Star Trek", irá substituir George Lucas no comando do novo episódio da série "Star Wars". Que venha algo superior a este Além da Escuridão.
