quinta-feira, 27 de junho de 2013

Opereta zumbi, será?

Com zumbis dominando a literatura, tv, video games e filmes por que não engolir mais um e assistir Guerra Mundial Z (“World War Z” EUA, 2013)? Baseado no livro homônimo, o filme promete ser a obra máxima sobre os mortos vivos, uma espécie de Ben Hur com zumbis. Acontece que Brad Pitt ta bem longe de ser Charlton Heston, e a única coisa que as duas obras tem em comum é a grandiosidade. Enquanto uma verdadeiramente se torna um épico, a outra se perde no estrionismo.



Reconhecidamente, Guerra Mundial Z tem um valor de produção altíssimo. Com direito a cenários gigantescos infestado de zumbis e locações ao redor do mundo, além do rostinho bonito do Brad. Uma pena que o mesmo carinho não foi colocado no roteiro. Apesar da história seguir num fluxo e ritmo quase incessante, ela é incapaz de te trazer pra dentro da trama. Isso sem deixar passar os rombos gigantescos que ele deixa na estrutura. Quer entender como é o filme? O Brad Pitt vai para um lugar, os zumbis acham Brad Pitt, os zumbis atacam Brad Pitt e Brad Pitt foge pra outro lugar. Sim, nós sabemos que o filme passou por problemas de produção e teve que ser quase todo regravado além de parte do roteiro reescrito, mas isso não é desculpa para uma preguiça quase clichê na hora de fazer um Resident Evil sem sal.


O objetivo principal da mise en scene é tentar contar a história do apocalipse zumbi de forma picotada. Uma alfinetada no acesso excessivo de informação e a alienação que isso nos trás, deixando um mundo homogêneo fragmentado. A idéia de Marc Foster é até interessante, e seria legal ver os desdobramentos políticos de uma versão mundial de thriller. Mas, de novo, a incapacidade de se identificar com aquela premissa já batida faz só você querer mandar o dedo do meio para o gatinho e a sua trupe do além.


Por fim, não é nem um pouco necessário que a adaptação seja parecida com a sua matéria prima, mas o desrespeito que fizeram nesse caso é gritante. O que seria uma comédia ácida com desdobramentos políticos se transformou em um dramalhão perdido em que os únicos risos que damos é de constrangimento pelos zumbis. O mais engraçado é pensar que Brad Pitt enfrenta zumbis o filme todo mas fica com medo de vir ao Brasil por causa de manifestantes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...