sexta-feira, 23 de novembro de 2012

No Mundo das Palavras

Escrever aparentemente é um exercício fácil, mas a prática revela o oposto. Acredito que seja uma das atividades  mais complicadas de se levar a diante. Acho que nem mesmo a profissão de pratico (o carinha que estaciona navios) é tão difícil quanto a de um escritor. Na maioria das vezes, esse profissional não vive em um único mundo. A linha entre o real e o imaginário é muito tênue. E se ele tiver de escolher entre eles, com toda certeza, ele escolherá o mundo das palavras. Esse pensamento que acabei de descrever serve de enredo principal do filme As Palavras (The Words, EUA, 2012).


Junto com sua linda mulher Dora (Zoe Saldanha), Rory Jansen (Bradley Cooper) sonha que um dia será um grande escritor. Ele trabalha como auxiliar em uma editora e, ao poucos, vai percebendo que nunca conseguirá escrever algo realmente bom. Porém, ao ganhar de sua esposa uma malheta surrada, ele encontra antigos manuscritos. Rory começa a ler as folhas velhas e história começa ganhar vida. Em um único impulso ele começa a transcrever palavra por palavra na tela do computador. Resultado: ele apresenta esta história como se fosse de sua autoria e chega a conquistar vários prêmios. Mas, um dia, um idoso (Jeremy Irons) vem a ele para poder lhe contar a verdadeira história por trás daquele manuscrito.


Inicialmente você pensa que este longa será apenas sobre o problema de plágio, assunto que tem se tornado muito presente. Só que, ao decorrer do longa, vamos descobrindo que as ações de Roy são somente fatos em um desenrolar surpreendente e curioso. Estrutura, que em parceria com o estilo narrativo utilizado, permite que tenhamos a sensação de estar lendo, ou, até mesmo, de estar vivendo a história. Não é atoa que as primeiras cenas do filme se desenvolvem de uma leitura literal.


Apesar de possuir uma estrutura que favorece a maneira de transmitir enrendo ao público, infelizmente, muitas das cenas possuem narrações ao fundo. Essas têm o propósito de fazer com que os tempos das histórias se entrelacem. Em contra partida, isso acaba deixando o longa arrastado e, muitas vezes, cansativo. As Palavras também possuem um elenco que ajuda, e muito, a aumentar o prestígio da produção. Além de ter Bradley Cooper (da franquia "Se Beber, Não Case") como protagonista, o filme ainda conta com as atuações de Dennis Quaid (o mesmo de "Coração de Dragão" e "O Dia Depois de Amanhã"), Jeremy Irons ("O Homem da Máscara de Ferro" e "Rei Leão") e Ben Barnes ( "As Cronicas de Narnia: O Príncipe Caspian" e "O Retrato de Dorian Gray").

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...