quarta-feira, 21 de novembro de 2012

As Curvas da Estrada da Velhice

Quantas vezes já ouvimos nossos parentes mais velhos dizerem frases como "a idade chega para todos" e/ou "o tempo é implacável"? Essas sentenças já se tornaram um lugar comum e passaram a vigorar como meros clichês da velhice. Pelo menos era isso que eu acreditava até assistir ao filme Curvas da Vida ("Throuble With The Curves, EUA, 2012"), já que, neste longa, vemos uma das figuras de maior prestígio do cinema mundial experimentar as consequências descritas por esse tipo de expressões.


Clint Eastwood vive o velho olheiro de beisebol Gus Lobel, um dos melhores da profissão durante décadas e que, agora, enfrenta o mesmo problema que qualquer pessoa passa: a velhice. O personagem se encontra diante de um conflito comum à terceira idade. Apaixonado pelo seu trabalho, ele se recusa a deixar os campos, mesmo com os seus inúmeros problemas de saúde. Provavelmente, esse foi um dos principais motivos para a escolha de Eastwood para o papel. Aos 82 anos, essa lenda das telonas se encontra em meio ao mesmo dilema que o protagonista.


Apesar da idade avançada, Eastwood não perdeu nada da habilidade de atuar. Seu jeito bronco, ranzinza e muitas das vezes caricato; lembram muito alguns de seus personagens mais recentes, como Walt Kowalski de "Gran Torino" e Frankie Dunn de "Menina de Ouro". Mas, diferente desses dois, seu papel em Curvas da Vida possuí um ar cômico e nostálgico. Além dele, Justin Timberlake conseguiu manter o mesmo estilo de personagem que vem fazendo. Ele interpreta um ex-jogador, descoberto por Gus, que se tornou olheiro após uma grave contusão.


Apesar de quase todas as atuações merecerem elogios, quem consegue roubar atenção em todas as cenas que aparece é a atriz Amy Adams. Ela interpreta Mickey Lobel, filha de Gus, que larga seu emprego para tentar se reaproximar e finalmente conhecer o seu velho. Graças a existência de alguns conflitos familiares entre pai e filha, a carga dramática do filme é praticamente toda joga para cima de Adams. Porém, de maneira natural, sem qualquer dificuldade e com maestria; a atriz da um show de interpretação. Deixando até mesmo o grande Clint Eastwood sem fala. Agora imagina o que ela vai fazer com o publico que assistir a este longa...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...