quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Beleza Negra Vai À Guerra

Lembra dos filmes que tocaram sua infância? Filmes como "A Incrível Jornada" (1993), "Beleza Negra" (1994) e "Bud - O Cão Amigo" (1997), que contam a história de um humano e seu inseparável bichinho de estimação? Adicione à trama animal a genialidade de Spielberg e chegamos ao novo longa metragem do cineasta Cavalo de Guerra ("War Horse", EUA, 2011), baseado no livro homônimo infantil de Michael Morpurgo.


O filme conta a história de Joey, um cavalo comprado pelo bêbado Ted Narracott (Peter Mullan) em um leilão que disputava o animal com seu chefe Lyons (David Thewlis). O cavalo vai para seu filho Albert (Jeremy Irvine), que o treina a arar o terreno para os Narracott poderem cuidar da fazenda. É então que chega a Primeira Guerra Mundial e, a fim de obter mais dinheiro, Ted vende o cavalo para o exército britânico. Rumo à guerra e a novos donos, Joey faz de tudo para se manter vivo e, desesperado pelo seu retorno, Albert se voluntaria como soldado para tentar resgatar seu querido cavalo.


A trama comovente perpassa histórias de vários personagens durante a árdua guerra, não se distanciando da relação entre o menino e seu cavalo. Além do brilhante roteiro, em meio as paisagens britânicas e francesas até o terror das trincheiras e campos de batalha, a fotografia retrata a história do filme em lindas e impecáveis imagens. Combinando tudo isso com a trilha sonora do mestre John Williams, em sua vigésima sexta parceria com Spielberg, temos um magnífica obra audiovisual.


Quando um filme chega tão próximo daqueles filmes, que assistíamos quando pequenos, e quando a única crítica é que este talvez seja um pouco infantil demais, vê-se ressurgir o Spielberg de "E.T.: O Extra-Terrestre" (1982) e é com prazer e lágrimas nos olhos que recomendo o filme para todos que saibam aproveitar uma linda história.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...