quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Muito Sangue e Nada de Doce

Para muitas gerações, a Disney tem sido a principal "fornecedora" de contos de fadas infantis. Foi através desta empresa que crianças de todo mundo conheceram fábulas como a da "Branca de Neve e os Sete Anões", "A Bela Adormecida", "Cinderela"; entre outras. Porém, a verdade é que as versões originais dessas histórias estão mais para contos de horror do que contos de fadas. E é mantendo este gênero original que um dos contos mais clássicos existentes ganha uma nova versão para o cinema. João e Maria - Caçadores de Bruxas (Hansel And Gretel: Witch Hunters, EUA, 2012) é uma releitura dos pós-acontecimentos da fábula de Hansel & Gretel, dos Irmãos Grimm. 


Como todos devem se lembrar, quando crianças, os irmãos João (Jeremy Renner) e Maria (Gemma Arteton) encontram uma casa toda feita de doces. Nela morava uma bruxa que queria engordá-los para depois comê-los. Mas, ao perceber plano, as crianças enganam a bruxa e conseguem jogá-la no forno. Quinze anos depois dessa experiência, João e Maria se tornaram vigilantes implacáveis contra toda e qualquer atividade desses seres malignos. Porém, mal sabem eles que dessa vez seu passado será fundamental para a resolução de um novo mistério.


Para montar e transmitir esse enredo ao público, o diretor Tommy Wirkola (o mesmo de "Zumbis na Neve") escolheu por uma estática bem violenta e sanguinária, similar há que vimos no longa "Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros". Sem falar que a criatividade foi grande na hora de idealizar as mortes dos vilões da trama. Elas tem tanto destaque no filme que até mesmo os próprios personagens chegam a opinar qual seria a melhor. Todas elas, ao serem concretizadas, fazem com que sangue da vítima se espalhe por toda parte. Quase um estilo à la Tarantido (guardada as devidas proporções), mas sem o intuito de ser exagerar (o que não seu certo).


Infelizmente essa não é a única penalidade desta produção. Seus problemas já aparecem antes mesmo das filmagens. Com um roteiro fraco, uma história muito batida e previsível; o longa deposita todas as esperanças de sucesso na violência excessiva e no prestígio de seus atores. O protagonista da trama, Jeremy Renner (o mesmo de "O Legado Bourne" e "Os Vingadores"), é o mais novo queridinho dos filmes de ação; e a atriz principal, Gemma Arteton (a mesma de "Fúria de Titãs" e "O Principe da Pérsia"), também tem figurado em várias produções que segue na mesma linha. Por fim, apesar de todos os pontos negativos, João e Maria - Caçadores de Bruxas consegue de uma maneira bem sucedida atingir o seu objetivo que é: entreter e divertira aos telespectadores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...