sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Lésbicas e o demônio dentro de um convento

 O diretor Cristian Mungiu, em seu terceiro filme, já é um dos grandes nomes do cinema na Romênia. Além das Montanhas ("Dupa Dealuri", Romênia/França/Bélgica, 2012) é uma obra que só chega ao circuito brasileiro graças ao renome que seu realizador obteve após vencer a Palma de Ouro em Cannes com o seu ótimo "4 meses, 3 Semanas e 2 Dias" de 2007.

 

 Após falar sobre aborto em seu longa mais célebre, Cristian Mungiu parece querer manter a chama da polêmica acessa em sua nova obra. Além das Montanhas é um filme que fala sobre cristianismo ortodoxo, fanatismo religioso e amor homossexual. A trama acompanha a história de duas moças que, após crescerem juntas, voltam a se encontrar e decidem ficar juntas. O problema é que uma delas encontrou Jesus, vive em um convento e segue piamente todos os mandamentos da sua severa religião.

 
Ao colocar suas protagonistas em uma situação tão delicada, o filme discute o valor do livre arbítrio e o poder descomunal que a religião pode exercer sobre a vida de algumas pessoas. Toda a trama foi baseada em casos reais de exorcismos que tiveram resultados trágicos. 
 
 
Além das Montanhas foi  vencedor dos prêmios de Melhor Atriz e Melhor Roteiro em Cannes, além de ter sido um dos finalistas para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro desse ano. Assim como "Os Intocáveis", ele ficou de fora da lista final e não foi indicado. O único problema do novo longa de Cristian Mungiu é a sua longa (e desnecessária) duração de duas horas e meia. Fora isso, é extremamente curioso ver um filme da Romênia sendo exibido em circuito brasileiro.
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...