
Procurando por filmes orientais no Netflix, tive uma grande surpresa. Poucos sabem, mas o filme Dança Comigo? (Japão 1996) originalmente é oriental. A versão estrelada por Richard Gere é remake de uma versão japonesa contando a mesma história, sendo que a versão “olhos puxados” é inquestionavelmente superior. Misturando comédia com um pouco de drama, ele é uma ótima aquisição.
Shohei Sugiyama (Kôji Yakusho) é um típico homem de negócios japonês, que durante o trajeto do seu trabalho para casa vê Mai Kishikawa (Tamiyo Kusakari), uma bela jovem mulher, através da janela de uma escola de dança. Atraído por ela, Shohei se matricula na escola e conhece Mai, uma professora de dança. Inicialmente Mai confunde Shohei com um sedutor, mas para surpresa dela ele é um dançarino naturalmente talentoso, que só está interessado em ter uma boa parceira. Assim Mai começa a treiná-lo para uma competição. Paralelamente Shohei se torna amigo dos excêntricos colegas da escola de dança e entre eles está Tôru Miwa (Akira Emoto), que Shohei conhece bem, pois são colegas de trabalho. Como dançar é visto no Japão como uma atividade fútil para um homem de negócios sério, Shohei mantém segredo disto para a esposa. Ela, por sua vez, ao notar a mudança de comportamento dele passa a acreditar que ele está sendo infiel e contrata um detetive particular para segui-lo.
Curiosamente, o filme foi um gigantesco sucesso no seu país de origem, mesmo que não trate de temas tão dramáticos que são recorrentes lá do outro lado do mundo. Evidente que falar sobre alguém que esconde um segredo a vida inteira para não sofrer preconceitos já é dramático por si só, pois o personagem quer viver uma paixão, que no caso não é sexual, mas sim por seu hobby. Paradoxalmente, o próprio preconceito social é atacado em forma de deboche ao longo da trama, culminando nos momentos mais engraçados do longa.
Mesmo sendo um pouco previsível, o espectador fica aguçado em querer saber o que acontece nos momentos seguintes, com pensamentos ao estilo “Se não acontecer ‘isso’, vai ser sem graça!”. Infelizmente, os momentos iniciais são muito “parados”, com um desenvolvimento lento dos eventos. Ao longo da projeção a história vai se tornando cada vez mais interessante, e vamos nos apegando cada vez mais aos personagens, sejam os protagonistas, ou os coadjuvantes.
Dança Comigo? é um filme sobre a luta de um homem contra rígidos padrões culturais em busca de seu sonho. Merece ser assistido por todos aqueles que gostam de um drama com um olhar otimista da vida, onde o protagonista brinca com o preconceito. Uma inspiração para aqueles que sonham em fazer algo que todos “dão contra”, seja por não ganhar tanto dinheiro, ou por ser uma profissão típica do outro sexo, etc.