
É difícil dizer qual dos shows do Coldplay em que estive presente foi o mais espetacular. Espetacular não só no sentido de "muito bom", mas principalmente por toda a preocupação estética que envolve suas turnês. Desde o preto-e-branco de sua primeira turnê mundial, A Rush of Blood to the Head, em 2003, muita coisa mudou e hoje em dia eles inclusive têm sido comparados com algumas bandas que sequer chegam aos seus pés pelo uso quase excessivo de cores na identidade visual da turnê que vem ao Brasil, divulgando o novo trabalho, Mylo Xyloto, que será lançado em outubro.
![]() |
Praça da Apoteose - Rio de Janeiro, RJ - Fevereiro/2010 |
Apesar das grandes diferenças que a estética de seus shows sofreu nesses últimos anos, nem tudo muda. Os lasers verdes em Clocks, por exemplo, já se tornaram clássicos, mas não estão lá sempre. Já os canhões que disparam borboletas de papel sobre a plateia têm sido certeza mesmo em festivais, onde as bandas costumam formatar seus shows de uma forma diferenciada, mais "compacta".
Mesmo assim, um show de Chris Martin e cia. é sempre garantia de um espetáculo grandioso que tem chances inclusive de agradar a alguns não-fãs. É também um passeio pelos hits de seus mais de 10 anos de carreira, do primeiro álbum até o ainda não lançado, eventualmente contando até com algumas surpresas no setlist.