quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Abraço de Urso

O urso mais amado da história está de volta, dessa vez nas telonas. Zé Colmeia - O Filme ("Yogi Bear", EUA, 2010) não chega a ser uma adaptação das várias séries estreladas por nosso ladrão de comida favorito, mas vai divertir muita gente com um dos personagens mais queridos das infâncias de algumas gerações passadas. O filme é todo em live-action, ou seja, estrelado por atores reais e filmado em lugares reais. Apenas os personagens de Zé Colmeia e Catatau são gerados por computação gráfica.



Na trama, o Parque Jellystone está completando 100 anos, mas sob forte ameaça de ser fechado permanentemente pelo Prefeito Brown (Andrew Daly, de "O Desinformante"), que alega falta de verbas. É aí que o Guarda Smith (Tom Cavanagh, da séria "Scrubs") assume ser sua responsabilidade a difícil missão de fazer o parque ter uma renda própria. Para convencer o prefeito, ele deve arrecadar em uma semana o suficiente para salvar todo o ano fiscal que se encerra. Ele conta com a ajuda de Rachel (Anna Faris, da série "Todo Mundo Em Pânico"), uma documentarista que está registrando as peculiaridades da vida de Zé Colmeia através de uma câmera na gravata de Catatau, para organizar um grande festival com queima de fogos. Naturalmente, o exibicionismo do urso guloso arruina os planos do guarda, favorecendo a ambição do prefeito.


Apesar da história ser bastante infantil e não ter ligação direta com as animações de William Hanna e Joseph Barbera, não são só os pequenos que vão gostar. Certamente muitos pais, e talvez alguns adolescentes mais velhos, vão gostar muito de rever os personagens da infância na tela grande. Até porque não são só os carismáticos personagens que garantem a qualidade de Zé Colmeia - O Filme. A interação dos elementos reais com os gerados por computador é bem convincente na grande maioria das cenas, coisa que em tempos de filmes como "Avatar" já deveria ter se tornado mais comum, e os outros elementos técnicos, como edição, fotografia e trilha sonora, não chamam a atenção de modo particular mas também não decepcionam.


A conversão para 3D também foi muito bem trabalhada, mas na maioria das cenas não fugiu do típico"coisas-pulando-da-tela-em-cima-do-público", nos fazendo questionar sua necessidade. Mas se você for assistir a uma cópia legendada (se é que teremos alguma), verá um "bônus extra": as dublagens de Zé Colmeia e Catatau, feitas respectivamente por Dan Aykroyd (de "Os Caça-Fantasmas") e Justin Timberlake (que também está no "A Rede Social") estão simplesmente fantásticas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...