domingo, 9 de janeiro de 2011

O Tubarão Está de Volta

Texto publicado originalmente em 25 de setembro de 2010.

A Ganância é Boa? Esse é o nome do livro escrito por um ex-presidiário. No filme Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (“Wall Street: Money Never Sleeps”, EUA, 2010), um dos mais conhecidos personagens dos anos 80, Gordon Gekko, sai da cadeia e escreve um livro que passa suas experiencias na bolsa de valores.


Depois de 20 anos, Oliver Stone retoma o tema de Wall Street – Poder e Cobiça ("Wall Street", EUA, 1987). Essa continuação passa-se em meio a crise de 2008, que envolveu todo mundo ocidental. Alguns países ainda enfrentam dificuldades graças a ela, principalmente os europeus.


No longa, Jacob “Jake” Moore (Shia LaBeouf) é um novato corretor da bolsa de valores norte-americana. Ele namora Winnie (Carey Mulligan), filha de Gordon Gekko (Michael Douglas) – um dos antigos e grandes “tubarões” de Wall Street. Na medida em que a economia global está a beira de um desastre, Jake acredita que seu atual chefe, Bretton James (Josh Brolin), teve alguma ligação com a morte de seu mentor, Lewis “Lou” Zabel (Frank Langella). Gekko então decide ajudar o garoto em seus planos de vingança.


Com um elenco fantástico, o filme junta a ficção com acontecimentos reais sobre a crise de dois anos atrás. A interpretação de LaBeouf, Douglas e Langella são de se elogiar. O menino da trilogia Transformers continua mostrando que pode ser um dos grandes atores de Hollywood na atualidade. Langella aparece somente na primeira meia hora, porém sua atuação é impecável. E Douglas dispensa comentários.


Os efeitos digitalizados e as imagens que passam a idéia de progresso, dão uma estética interessante a essa continuação tão esperada. O final acaba caindo no ideal de “final feliz” e tira um pouco do prestígio do longa.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...