terça-feira, 11 de janeiro de 2011

FILOSOFILMES: O Lado Obscuro Da Paixão

Histórias com amores impossíveis sempre encantaram mulheres desde que o mundo é mundo. Perdas e Danos (Inglaterra / França 1992) no entanto, coloca o espectador na "cadeira do pensamento" e mostra que este tipo de sentimento no "mundo real" nem sempre é nobre. Como você reagiria se soubesse que seu pai é apaixonado pela sua esposa?


Baseado no romance homônimo, o filme conta a história de Stephen Fleming (Jeremy Irons), um dos líderes do parlamento inglês. Homem de reputação intocável e comportamento familiar exemplar. Isto até mergulhar de cabeça numa pergiosa aventura de amor e sexo. Fleming se apaixona por Anna (Juliette Binoche), noiva de seu filho. Anna é uma mulher estonteante que também fica louca por ele. Eles sabem dos riscos que correm, mas a paixão é mais forte.


Em diversos momentos o Stephen entra em conflito de sentimentos e deseja fortemente parar de se relacionar com a Anna, ele fracassa por uma questão inicialmente física, mas que desencadeia uma paixão. O filme usa constantemente cenas eróticas para mostrar a intensidade do amor dos dois.

De certa forma o filme é previsível, mas o trunfo do diretor Louis Malle é deixar o clima de tensão permanente. Ficamos mergulhados nas neuroses do Stephen, que em certo momento se assusta até com o barulho da porta encostando mesmo estando sozinho. Olhares, gestos e até mesmo os tons de vozes dos coadjuvantes podem ser interpretados de diversas formas, dando a entender que muitos personagens sabem o que acontece (ou não).

O clímax está nos minutos finais, com cenas esperadas, mas felizmente com surpresas. Talvez o mais interessante não seja o "óbvio", mas sim o desenrolar dos acontecimentos. Alguns espectadores poderão chegar às lágrimas, principalmente se entender (sentimentalmente) o que acontece com eles, afinal, nem sempre o nosso lado racional consegue superar o emocional.


O filme faz o espectador pensar e se divertir. Algumas pessoas mais sensíveis não conseguirão assistir pelo excesso de tensão, mas outros acharão este o seu principal atrativo. Brilhantemente atuado e dirigido, Perdas e Danos merece ser assistido.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...