
De uns tempos pra cá tem se tornado cada vez mais frequente ouvirmos falar sobre facções rivais promoverem episódios de extrema violência no Rio de Janeiro. Mas, se vocês acham que a Cidade Maravilhosa é a única que sofre, ou sofreu, com isso...estão muito enganados. No século XIX, a maior cidade do mundo também sofreu com situações muito parecidas. Mas, foi em 2002 que Martin Scorsese trouxe as telonas essa história. Gangues de Nova York ("Gangs of New York" , EUA, 2002) é baseado no livro “As Gangues de Nova York - Uma história Informal do Submundo de Nova York”, publicado em 1928 pelo jornalista Herber Asbury (1890 – 1973).
O filme conta a história de barbaria e total abandono da cidade de Nova York. Numa época onde as leis não importavam, vidas valiam praticamente nada e quem comandava era quem tinha mais força e poder (qualquer semelhança é mera coincidência); o filho do padre Vallon (Liam Neeson) volta para a cidade com o intuito de vingar a morte de seu velho. Porém, ao chegar na “Big Apple”, Amsterdam (Leonardo Di Caprio) se vê obrigado a fingir ser do clã do assassino de seu pai: Bill “O Açogueiro” (Daniel Day-Lewis). Mas, com o passar do tempo os dois se reconhecem e começam a travar uma disputa até a morte pelo controle de uma região da cidade.
A priore a história pode parecer simples e considerada um cliché, principalmente para filmes de ação. Contudo, a maneira da qual o diretor desenvolve o enredo e nos apresenta os fatos, dá excelência ao longa. Como todos os seus filmes, Scorsese se aproxima em muito da perfeição quando o assunto é a parte técnica. Além disso, as escolhas dos personagens foram acertadíssimas. Os dois atores principais, Leonardo Di Caprio e Daniel Day-Lewis (ao qual foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por este filme), tem atuações fantásticas. Até mesmo os coadjuvantes, como Cameron Diaz e Brendam Gleeson, fazem um trabalho elogiavel.
Gangues de Nova York, para o crítico que vos fala, é um dos melhores trabalhos do diretor. E se você um dia buscar conhecer uma história interessante e como muita ação, não vai se arrepender nem um pouco de assistir a esse filme. Porém, esteja preparado para muita violência, sangue e alugumas cenas de nudez. Aspectos que ajudam, em muito, a retratar alguns acontecimentos daquela época.