
Martin Charles Scorsese. Ítalo-americano, cineasta. Em sua carreira, já foi ator, produtor, roteirista, diretor e até mesmo historiador. Fundador da World Cinema Foundation e da The Film Foundation, ambas dedicadas à preservação da memória cinematográfica, Scorsese sempre foi um cinéfilo. E é com grande prazer que anunciamos que nossa próxima série de posts especiais será dedicada a esse grande personagem da história do cinema. Para saber mais sobre Scorsese e sobre nosso Especial, clique em "ler completo".
Muitos críticos e estudiosos do cinema americano o chamam de "o maior diretor vivo". Martin Scorsese nasceu em 1942 no Queens, em Nova York. Descendente de imigrantes italianos, ele nunca abandonou suas raízes e ao longo de toda sua carreira se permitiu influenciar tanto pela cinematografia clássica italiana quanto pelo ambiente em que cresceu. Scorsese se formou na Escola de Cinema da Universidade de Nova York e é parte de um movimento conhecido como Nova Hollywood, quando cineastas com formação universitária passaram a ocupar os espaços que eram deixados pelos cineastas clássicos, sem formação específica. Entre ficções, documentários e peças publicitárias, já participou de dezenas de produções entre as quais dirigiu 22 longa-metragens. Além da realização de filmes, Scorsese também se dedica a pesquisar a história do cinema e à restauração e preservação de obras marcantes.
Ao longo das próximas duas semanas, o LixeiraDourada irá publicar mais de 15 textos sobre alguns dos filmes mais marcantes da carreira do diretor, como Os Infiltrados, Cabo do Medo, Gangues de Nova York e Taxi Driver, entre outros. Não deixe de acompanhar nossa página oficial no Facebook para saber sempre que um novo texto for publicado.