segunda-feira, 7 de maio de 2012

A pureza da resposta das crianças…



Outro dia ouvi de um idoso: “Quer uma solução simples para seus problemas? Pergunte a uma criança!”. Curioso que menos de uma semana depois escolhi um filme que traduz exatamente esta expressão, sendo o mais novo trabalho de Hirokazu Kore-Eda. O cineasta é talentoso em prender o espectador com temas simples e paradoxalmente profundos. Foi assim com Ninguém Pode Saber e Ainda a Caminhar, e não é diferente com O Desejo de um Milagre (Kiseki, Japão 2012), mais um clássico do diretor.

I_Wish_movie_poster
Um garoto chamado Koichi (Koki Maeda), vive com sua mãe e seus avós em Kagoshima, enquanto seu irmão mais velho Ryunosuke (Oshiro Maeda) vive com seu pai em Ryunosuke, norte de Kyushu. Ambos foram separados pelo divórcio dos pais, mas a construção de uma linha de trem bala ligando as duas cidades enche Koichi de esperança e o faz acreditar que a chegada do trem irá reunir sua família mais uma vez.

I-Wish

A mensagem é de que o mundo das crianças mesmo sendo puro e ingênuo têm muito a ensinar aos adultos, que acabam esquecendo valores nobres como a amizade e o respeito devido ao excesso de trabalho e a mágoas do passado.

I-Wish-2011-Movie-Image-2-e1321199672970

É evidente que há excesso de otimismo nas duas crianças, reflexo da imaturidade, algo que os próprios pais observam com certa reprovação. Em compensação, ao longo do filme vemos um processo de amadurecimento de ambos em aceitar o mundo dos adultos, sendo que fica claro que o maior desejo era de que a família voltasse a se reunir, não necessáriamente como um casal, mas que todos convivessem de forma pacífica.

wish

O Desejo de Um Milagre nasceu clássico, sendo mais um brilhante filme na carreira de Hirokazu. Assim como os outros, ele conta com baixo orçamento, mas com boas ideias e todas muito bem executadas. Enfim, os amantes do cinema-cult não devem perder. Pra finalizar, uma curiosidade: os dois atores mirins também são irmãos na realidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...