terça-feira, 8 de maio de 2012

Um Sucesso Infiltrado


Um dos gangsteres mais conhecidos do mundo foi Al Capone. E, apesar de ser condenado a 11 anos de prisão em 1931 (como mostra o filme “O Intocáveis”), ele foi responsável por deixar um legado que se espalhou por várias regiões dos Estados Unidos. Uma delas tem seu centro na cidade Boston, casa de uma das forças polícias mais respeitadas do mundo. E é a partir desse enredo que Martin Scorsese dirigiu um dos maiores sucessos (e tenho duvidas se não é o maior) de sua carreira. Os Infiltrados ("The Departed", EUA, 2006) ganhou quatro Oscars, entre eles o de Melhor Filme e Melhor Diretor para Scorsese.


Essa trama policial conta história Colin Sullivan (Matt Damon) e Billy Costigan (Leonardo Di Caprio), dois homens que se encontram em lados diferentes da lei. Porém, os dois recebem a missão de se infiltrar respectivamente na Polícia do Estado de Massachusetts e na Máfia Irlandesa, grupo comandado por Frank Costello (Jack Nicholson). Em meio a violentos jogos de interesses e informações trocadas, as duas organizações descobrem a existência de espiões em suas atividades. A partir daí que Costigan e Sullivan começam a temer por suas vidas e irão fazer de tudo para descobrir um a outro em troca de suas sobrevivências.


Ao iniciar o longa, todos começam a pensar que será mais um filme policial. Mas, de maneira simplória e muito bem pensada, Scorsese consegue mais um resultado de impressionar a todos. O filme é recheado de surpresa, além de nós fazer refletir sobre como seria ter uma vida dupla e se há a possibilidade de existir ética nesse tipo de atividade. O diretor também consegue nós infiltrar dentro do psicológico de três personagens: Costigan, Sullivan e Costello. E, a partir daí, nós desafia a descobrir quem é mais esperto, ou o mais louco. Ao meu ver, no caso do segundo tópico, o persangem de Jack Nicholson vence (eu quase consigo ver o Coringa do primeiro "Batman" no lugar de Costello). Desta vez nem mesmo a Academia pode deixar de se render a esse filmaço!


A escolha dos atores também contribuiu muito para dar excelência ao longa. E olha que ela não me pareceu ter sido uma tarefa muito complexa. Primeiramente, o elenco é encabeçado por um de seus queridinho: Leonardo Di Caprio. Esse ator raramente deixa a desejar e mostra nesta produção o porque do diretor o utilizar tanto em seus projetos. Além dele; Matt Damon, Jack Nicholson e Mark Wahlberg também tem atuações memoráveis. Principalmente o ultimo nome, que foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (única estueta que o filme foi indicado e não faturou). Os Infiltrados é um drama policial que consegue agradar aos fãs do gênero e a todos que assistirem a essa espetacular e surpreendente produção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...