terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Entre Vikings e Dragões

Apresentado como forte aposta pela estatueta dourada de melhor longa-metragem de animação e trilha sonora, "Como Treinar o Seu Dragão” ( How to Train Your Dragon, 2010) já não parece ter grandes chances perante os concorrentes (sobre tudo o badalado Toy Story 3). Com um estilo confortável e roteiro muito bem formado, a animação é mais uma prova de que a Dreamworks está a todo o vapor e não deve ficar presa a personagens antigos. Ainda tem muito para mostrar...

Como_Treinar_O_Seu_Dragao[15]
Na Ilha de Berk, uma tribo de vikings sofre com uma terrível praga ao longo das gerações. Inúmeros tipos de dragões atacam sua criação de ovelhas e destroem a vila periodicamente. Com o tempo, os habitantes da ilha passaram e estudar estes répteis cuspidores de fogo e adquiriram habilidades para combatê-los. Tornaram-se, então, especialistas no extermínio de dragões. Um gigantesco ciclo de lutas e destruição teve início.

drag3

Todos na aldeia passaram a ser disciplinados com vontade e disposição para participar desta guerra. Porém, Soluço, filho de Stoiko (chefe da tribo), não consegue se enquadrar. Mas mesmo visto como a vergonha da vila e a maior decepção de seu pai, o garoto acaba conseguindo, quase sem querer, capturar um dos dragões mais temidos da aldeia. Porém, no momento em que poderia exterminá-lo e se consagar como um herói, Soluço fica tentado por uma alternativa: se tornar amigo do bichano.

drag1

A história da animação é bastante original e comovente. Com um roteiro que segue uma receita conhecida e ainda assim escapa do simples, personagens cativantes e um ritmo contagiante, o longa surpreende e supera todas as expectativas. A programação gráfica é ótima, dando um caráter bastante realista ao filme no que diz respeito aos movimentos físicos como equilíbrio, vento e gravidade. As cenas aéreas e a estética do filme também são dignas de palmas.

drag2

Como Treinar o Seu Dragão foi uma jogada de risco da Dreamworks, que entrou na disputa pelo Oscar de forma bastante precipitada. O filme foi lançado antes de seus concorrentes já com status de favorito e a intenção era que a produção concorresse também ao prêmio de melhor filme. Durante a corrida, porém, o longa acabou ficando para trás. Nem sempre sair na frente é a melhor escolha. Mesmo assim é uma belíssima obra que consegue prender a atenção de todo tipo de público.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...