terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

FILOSOFILMES: Segredos e Amor

Filmes sobre homens gays geralmente abusam de cenas de sexo e promiscuidade, deixando o romantismo em segundo ou terceiro plano, o que acaba se tornando um clichê. Felizmente, O Segredo de Brokeback Mountain (EUA 2005) é diferente. A relação entre dois homens é explorada pela perspectiva do amor e seus conflitos internos.




Brokeback Mountain conta a história de Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis Del Mar (Heath Ledger), dois vaqueiros que se apaixonam no verão de 1963. Ao longo de dezoito anos eles tentarão entender estes sentimentos que um nutre pelo outro.


A idéia não é ser mais um filme sobre "luta dos direitos dos homossexuais", criticando a sociedade que tem em sua maioria os héteros, mas retratar a relação homossexual e a discriminação das pessoas de forma sutil e inteligente. Talvez isso acaba sendo uma arma mais forte contra o preconceito, pois os espectadores verão uma história de amor verdadeira.


Os protagonistas acabam entrando no sistema padrão imposto pela sociedade. Ambos se casam e tem filhos. Ennis é o que tem mais problema com a auto-aceitação e isso é evidente logo no início  quando ele diz "eu não sou bicha". Já Jack tem a sua família, mas eventualmente sai com outros rapazes para se satisfazer sexualmente, pois Ennis se encontra raras vezes com ele e não toma nenhuma atitude drástica para viver este grande amor.  Infelizmente o medo impera.



Tão interessante quanto o filme são os bastidores. O pôster de divulgação foi copiado propositalmente de "Titanic" de James Cameron depois de uma grande pesquisa sobre os filmes mais românticos de todos os tempos. Joel Schumacher e Gus Van Sant (gays assumidos) foram cotados para dirigir o filme. Heath Ledger quase quebrou o nariz de Jake enquanto rodavam uma cena de beijo. Michelle Williams, que fez o papel de esposa do Ennis, acabou iniciando um relacionamento com Heath na vida real e ambos tiveram uma filha chamada Matilda, enquanto Jake foi padrinho dela. E por fim, Heath Ledger gravou uma cena de nu frontal que foi cortada, mas uma foto feita por um paparazzi pode ser achada no google imagens se digitada "Heath Ledger Naked".



O Segredo de Brokeback Mountain é um retrato de que existe amor verdadeiro entre dois homens. Não é a toa que ganhou três Oscars, incluindo melhor direção. O maior problema é a passagem de tempo para os personagens não convencer. Para se ter uma idéia, a única diferença do Jack Twist ao longo de dezoito anos é um bigode, e Ennis nem isso. Além do mais, a atuação de ambos não é perfeita, mas não chegam a ser canastrões. Essas coisas não tiram o brilho e a força do filme, mas são detalhes que poderiam ter sido melhor trabalhados e impedem de chegar a perfeição.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...