quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Notas Musicais #3

Pra coluna dessa semana eu pensei em falar sobre três assuntos: O show do LCD Soundsystem na última quinta-feira, o novo clipe do Foo Fighters White Limo e o novo cd do Radiohead. Mas, como alguns já devem saber, o lançamento do The King Of Limbs (novo disco do Radiohead) está causando tanta polêmica que resolvi dedicar essa coluna somente a ele. Fica a dívida do Foo Fighters e do LCD!


Bem, a polêmica é a seguinte: Na segunda feira dia 14, o Radiohead divulgou a data de lançamento do novo álbum: Dia 19 de fevereiro, sábado passado. Na sexta feira, a banda disponibilizou o download do disco. Ótimo, milhares de pessoas baixaram. The King Of Limbs tem oito músicas, com 38 minutos no total. Até aí tudo bem. O site oficial dizia também que a versão física do álbum teria um cd, dois discos de vinil de 10" e umas artes feitas pela banda. E é aí que começa a confusão.

Antes de qualquer coisa, é estranho o fato de lançarem dois discos de 10’ se é mais fácil lançar um único de 12’. Mas isso ainda não é nada. Como eu já disse, o site da banda oferece o download do disco. O arquivo vem com o nome “TKOL1”. Teria então um “TKOL2”? Inclusive, quando você começa a ouvir o disco no computador, as músicas vêm numeradas de uma forma estranha, “1.01, 1.02, 1.03...”. O último álbum da banda In Rainbows, de 2007, trazia as músicas numeradas assim, “0.01, 0.02, 0.03...”.
Agora, o que é mais estranho: A última música do disco chama-se Separator. Nela, Thom Yorke repete algumas vezes a frase “If you think this is over, you’re wrong”. Estranho. Essa música era tocada ano passado por ele em alguns shows com o nome Mouse, bird, dog e não trazia esse verso. Por que a banda teria trocado o nome dela, inserido esse verso e selecionado como ultima faixa do cd?


E ainda tem mais: Um usuário anônimo do twitter (http://twitter.com/transitionapex) tem postado vídeos estranhos com trechos de musicas inéditas do Radiohead e algumas frases estranhas, como “4 months warning” e “little by little”. Correm boatos de que é a própria banda criando certa conspiração em torno dela mesma.

Um final feliz pra essa história seria se saísse um novo disco da banda esse ano. Não necessariamente um The King Of Limbs 2. O Radiohead já lançou dois discos separados provenientes de uma mesma leva, o Kid A em 2000 e o Amnesiac em 2001.

Toda essa conspiração é fruto da frustração dos fãs da banda em torno do disco, que realmente é muito fraco. Diria ainda que é um disco ruim. A banda segue o estilo do último álbum In Rainbows, mas se perde nas experimentações exageradas. The King Of Limbs é um disco sem refrão, sem hit e sem guitarras. Rezemos para que essa conspiração seja verdadeira e logo teremos um verdadeiro disco do Radiohead.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...