Alguns dos filmes indicados ao Oscar chegam às telonas brasileiras apenas meses depois da cerimônia de premiação, e isso se tiverem a sorte de ganhar alguma estatueta e não serem lançados diretamente em DVD, o que geralmente acontece com os documentários. Os curta-metragens, no entanto, não têm a menor chance de serem exibidos nos cinemas, a não ser que tenham sido produzidos por alguma grande companhia que os "enfie" como prólogo de algum outro filme, coisa que ultimamente só tem acontecido com produtos Disney/Pixar. O post de hoje do Especial Oscar 2011, assim como o da última quarta-feira, é dedicado aos cinco curtas de ficção e, portanto, tem uma formatação um pouco diferente da habitual no LixeiraDourada. Para começar, veja no selo abaixo os nomes dos indicados e clique em "ler completo" para ver um comentário e a nota de cada um dos filmes.
The Confession
(Inglaterra, 26 min.)

(Inglaterra, 26 min.)

Mostrando o dilema de dois garotos do interior da Inglaterra nos dias que antecedem sua primeira confissão, The Confession é uma exibição dos britânicos. Uma exibição de sua qualidade técnico, de seus bons (e ainda desconhecidos) atores e, principalmente, uma exibição de seu quase incompreensível talento para a dramaturgia. O filme tem apenas 26 minutos, ao longo dos quais assistimos uma estrutura narrativa perfeita. Nos divertimos, no início, com as tentativas dos dois amigos de ter algo a que confessar ao padre. Nos surpreendemos, em seguida, com o dramático rumo que suas inocentes travessuras tomam. E, finalmente, nos emocionamos com um desfecho belo e tocante.

------------------------------------------------------------------------------------------
The Crush
(Irlanda, 15 min.)

Até onde a paixão de um menino por sua professora pode ir? Em The Crush, chega em lugares perigosos. Uma gostosa e suave comédia que tem como ponto de partida o "noivado" da moça com seu pupilo, depois que ele dá um anel de presente para ela no final de uma aula. Porém, as coisas começam a mudar quando o garoto conhece o verdadeiro noivo de sua amada e decide que ele não merece estar com ela. Começa, então, a bolar um plano para separar os dois, chegando a surrupiar a arma do pai para dar um fim no tal fulano. Naturalmente, os rumos do filme não chegam a um final tão trágico, e seus diálogos inteligentes e simpáticos nos divertem do começo ao fim.

------------------------------------------------------------------------------------------
God of Love
(EUA, 18 min.)

(EUA, 18 min.)

Com uma estética baseada em antigas comédias românticas e narrado em flashback, God of Love conta as peripécias de um jovem cantor de jazz, mestre dos dardos, que é apaixonado pela bateirista da banda que, por sua vez, é apaixonada pelo guitarrista, o qual vem a ser o melhor amigo do dito cujo que começou a história. Tudo começa quando o rapaz recebe um presente misterioso da "Olympus Foundation": uma caixinha com vários dardos especiais e com um folheto de instruções. O manual descreve claramente o modo de uso: acerte uma pessoa e, durante as seis horas seguintes, ela estará completamente caída pela primeira pessoa que vislumbrar após ter sido alvo da "picada do amor". É claro que ele fica tentado a usar na moça, e é claro que quando o faz, não funciona. E através de muitas trapalhadas, acompanhamos sua transformação numa espécie de Cupido, ou Eros, já que o presente parece ser de grego.

------------------------------------------------------------------------------------------
Na Wewe
(Bélgica, 19 min.)

(Bélgica, 19 min.)

Na Wewe se passa em 1994, no pequeno país africano de Burúndi, durante a famosa guerra civil entre as etnias Tutsi e Hútus, que ocupou as manchetes internacionais principalmente por causa dos acontecimentos em Ruanda. Na trama, uma van repleta de passageiros é abordada por guerrilheiros hútus que tentam separar as duas etnias para matar seus inimigos. Um a um, os passageiros vão sendo inspecionados, interrogados, e todos acabam sendo liberados pelo chefe do bando, que acredita em todas as histórias, para o desespero de seus subordinados sedentos por sangue "inimigo". O último a ser abordado é um adolescente seminarista, que acaba sendo "julgado" como tutsi, portanto oponente da gangue, e condenado à morte. Os outros passageiros e acontecimentos que envolvem até o U2, tocando no walkman do menino e cujo nome é confundido com a palavra hútu, acabam permitindo sua fuga.

------------------------------------------------------------------------------------------
Wish 143
(Inglaterra, 24 min.)

(Inglaterra, 24 min.)

Mais um inglês na disputa, Wish 143 conta a história de um adolescente que tem câncer e, como todos os outros adolescentes, deseja perder a virginidade. Tudo começa quando ele recebe a visita de um voluntário de uma ONG que tenta realizar os desejos de crianças e adolescentes que têm câncer. O título do filme, como vocês podem imaginar, vem do número da ficha do rapaz.
Quando o homem sugere que ele feche os olhos e imagine seu lugar preferido e seu desejo mais profundo, o rapaz não hesita em responder que quer uma garota nua. Como era de se esperar, o voluntário ri e, ao perceber que o pedido é sério, pede que o menino pense um pouco mais e tente se manter dentro dos padrões morais de bons costumes. O filme mostra de forma muito tocante as emoções, desejos e aflições de um jovem que já passou a ver o hospital como seu lar. Através de suas travessuras e seus desabafos com o padre que se torna seu único amigo, acompanhamos seu amadurecimento forçado pelo desenvolvimento da doença. Seus 24 minutos são a medida certa, evitando exageros e criando um belo curta-metragem.
