terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

FILOSOFILMES: Ode ao Amor

Uma infância sofrida, amores perdidos, e sonhos destruídos. As tragédias da vida refletiam em suas músicas, e isso foi o que a fez ter sucesso mundial.  Piaf - Um hino ao amor ( 2007 França), conta a história da cantora francesa que ficou eternizada pela brilho de sua voz, e pela obscura vida que levava: Edith Piaf.



A vida de Edith Piaf (Marion Cottilard) foi sempre uma batalha. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos três aos sete anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde vive com o pai alcoólatra, a quem abandona aos quinze anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935 é descoberta por um dono de boate e neste mesmo ano grava seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública.


O filme explora o lado dramático e desequilibrado da vida de Edith, o que é um contraponto a imagem que o mundo tinha dela na época. O perfil psicológico da cantora é visivelmente estudado e feito com muito esforço por Olivier Dahan, que assume a direção e o roteiro. Todo o desequilibrio emocional da cantora tem origem na infância sofrida, com adultos ausentes que apenas a consideravam um fardo.


Toda a dramaticidade é passada graças a brilhante atuação de Marion Cottilard, que merecidamente ganhou o oscar de melhor atriz. O incrível é como ela consegue metamorfosear o próprio corpo na fase terminal da Edith. A cena em que ela recebe a notícia da queda de avião também é outro ponto alto de sua atuação e também do filme.


O filme conta com várias cenas metafóricas. Uma da melhores é a que Edith leva a vida dela para os palcos, que na projeção é feito como algo "literal". As músicas tocadas são gravações da própria Edith, com exceção de quatro: "Mon Homme", "Les Mome de la Cloche", "Mon Leggionaire", "Les Hiboux", que foram cantadas por Jil Aigrot.

 
Piaf - Um hino ao amor é inesquecível e emocionante. É o retrato de uma pessoa de infinito talento, e ao mesmo tempo sofrida e auto destrutiva.

   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...