
Falar que a Walt Disney Company é um enorme império no mundo do cinema é um grande eufemismo. A empresa, que foi fundada como um estúdio de animação no ano de 1923, se tornou simplesmente o maior conglomerado de mídia e entretenimento do mundo. E ela não para nunca de crescer. No total, são estúdios, produtoras, distribuidoras, canais de televisão, parques, gravadoras de música, estações de rádio... a Disney ainda vai dominar o planeta! Duvidam?

A Walt Disney Motion Pictures Group (antes chamada de Buena Vista Motion Pictures Group, como pode ser visto nos filmes mais antigos) é um grupo criado em 1998 para desenvolver roteiros e supervisionar projetos, centralizando todo o processo de produção dos filmes. Hoje conta com a participação da Disney Nature, que produz filmes baseados na vida selvagem, como os documentários Earth e Oceans. Obviamente, também engloba o pioneiro, Walt Disney Animation Studios (aquele que foi o embrião para o que a Disney se tornou hoje), responsável por inúmeros sucessos de animação em 2D e 3D. Temos também a Walt Disney Pictures and Television, responsável por uma série de canais de televisão que incluem o famoso Disney Channel (e por consequência filmes como "High School Musical") e a rede ABC (American Broadcasting Company).

A badalada Pixar, que tinha como principal acionista o falecido Steve Jobs, também faz parte desse grupo, cuidando dos aspectos de produção e deixando para a Disney a distribuição dos filmes. A primeira parceria das duas ocorreu em 1995, com "Toy Story". Após esse enorme sucesso, muitos outros filmes premiados e queridos por crianças e adultos em todo o mundo foram fruto dessa parceria. Aliás, os filmes da Pixar acabaram muitas vezes superando as bilheterias daqueles que eram exclusivamente uma produção Disney. Em 2006, por causa de problemas internos, "Carros" foi definido como a última parceria das duas empresas. Mas, para a alegria dos amantes de desenhos animados e cinéfilos em geral, esse acordo foi revisto, e em janeiro de 2006 foi feito um acordo que levou à compra da Pixar pela Disney, por um valor de 7,4 bilhões de dólares.

Outras compras bilionárias da Disney que com certeza vão gerar futuros blockbusters foram a da Marvel e a da Lucasfilm. A Marvel, responsável pela adaptação de clássicos dos quadrinhos como "O Homem Aranha" e "Os Vingadores" para o cinema, foi comprada em 2009 e custou 4 bilhões de dólares. Já a compra da Lucasfilm, mais recente, foi anunciada no fim do ano passado, e a Disney não perdeu tempo para prometer que em breve um novo filme da franquia "Star Wars" será realizado. George Lucas, fundador da Lucasfilm, vai continuar dando consulta para futuros projetos.

A Touchstone Pictures é mais uma empresa subsidiada à gigante Disney Company, e muitas vezes atua em parceria com produtoras, como foi exemplo a Focus Features. Ela foi criada em 1984 para fazer filmes de temática mais adulta, e o primeiro deles foi "Splash, Uma Sereia em Minha Vida". Ufa! Chegaram ao fim as empresas relacionadas à produção cinematográfica, mas sabemos muito bem que a corporação vai além disso. E agora, acreditam em mim quando digo que a Disney vai dominar o mundo... ou acham que ela já dominou?