Os Smurfs 2 ("The Smurfs 2", EUA, 2013) é aquele longa que os pais vão assistir só pra agradarem aos filhos. Claro que pode rolar uma certa nostalgia nos mais velhos, mas o público alvo desse filme são mesmo as crianças que ainda curtem "Xuxa Só Para Baixinhos" e que não perdem um desenho do Cartoon Network. Os Smurfs 2 é uma obra totalmente singela, pueril e ideal para se ver em família. É aquele típico filme que vemos nas tardes de fim de semana da Globo, um longa com gostinho de matinê.
Nessa nova aventura, os bichinhos azuis embarcam para Paris com a intenção de salvarem a indefesa Smurfette das garras do malvado Gargamel. E o resto, todo mundo já sabe: É óbvio que vai rolar muita confusão com uma turminha do barulho em aventuras que até Deus duvida. Sim, Smurfs é um filme totalmente clichê e previsível, mas isso não lhe tira alguns méritos. Nas entrelinhas, até que Smurfs é um longa bem moderno, antenado e que dá bons exemplos aos pequeninos. Em alguns rápidos momentos, os personagens até citam assuntos relevantes como reciclagem, poluição e aquecimento global.
O maior trunfo do filme, no entendo, é a forma delicada e pueril que ele encontra para abordar as estruturas patriarcais existentes na sociedade moderna. O protagonista Patrick (Neil Patrick Harris) é um homem que tem dificuldades para lidar com a separação dos pais e não aceita a presença de um padrasto em sua vida. Como a separação conjugal é algo tão comum hoje em dia, é importante que um filme infantil aborde esse assunto para as crianças que nasceram em lares de pais divorciados.
Outro ponto positivo é a presença de um Smurf totalmente gay. Sim, o personagem é bem afetado e estereotipado, mas ninguém pode negar que as melhores piadas do filme são todas dele. Ele solta expressões como "abafa o caso" e ainda inveja o cabelo "lindo e impecável" da Smurfette. As crianças, claro, morrem de rir e levam tudo numa boa. A trilha sonora ainda conta com Nelly Furtado e uma comportada Britney Spears cantando a fofa "Ooh La La" ao lado dos Smurfs e dos filhos Jayden e Sean Preston. Um amor só.
