domingo, 14 de julho de 2013

Apetite Pela Destruição


Detona Ralph (“Wreck-it Ralph”, Estados Unidos, 2012) procura, assim como em – e a comparação aqui é inevitável – Toy Story, se aventurar no mundo daquilo que acontece quando não se tem alguém por perto. No entanto, no caso de Ralph seu universo é o dos games e a história começa depois do batente no arcade, após o ultimo game over.



Ralph é o vilão com apetite de destruição do jogo, Conserta Felix Jr., que está celebrando 30 anos de existência. Contudo o herói-vilão, sente-se cansado e desmotivado pela falta de reconhecimento (“quando Felix faz um bom trabalho, ele ganha uma medalha. Mas há alguma medalha para destruir coisas muito bem?”). Nem mesmo o encontro e desabafo na reunião dos Vilões Anônimos – genial! – consegue fazer com que ele se sinta melhor. Ao enfrentar os cidadãos de seu jogo e Felix, Ralph decide então partir em busca de uma medalha para provar o seu valor e ser finalmente receber o reconhecimento que merece.

"Eu sou mal e isso é bom,
Nunca serei bom e isso não é mal."
A ideia perambulava os corredores dos estúdios Disney por um bom tempo, desde os anos 80 já se planejava realizar um filme com esta temática. Demorou um pouco, mas o resultado final em Detona Ralph fez valer a espera. Não somente pelo avanço tecnológico, mas também pela quantidade de material possível para se trabalhar que temos depois de tanto tempo.


Na narrativa deste vilão de jogos de vídeo game em crise de existência, a nostalgia é latente. Os tempos dos 8 bits, os games e personagens que marcaram uma geração – como a minha – se cruzando, daqueles mais simples, como Pac-Man, passando por Sonic, Mario, os Street Fighters e etc., até chegar nos mais mega-blaster-high-tech dos jogos de ação. A maneira como todos os games estão interligados pela Game Central Station – tipo aquela de NY – foi uma grande sacada e praticamente não se passa um minuto do filme no qual não se possa identificar alguma referencia aos mais variados jogos, mas sem se permitir que fique limitado a apenas os fãs de vídeo games. Uma justa homenagem a este universo e, no final, uma medalha para o estúdio em seu filme tipo Pixar, só que Disney.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...