
12 indicações ao Oscar? Pfff... Só se for para puxar o saco do Steven Spielberg. Lincoln é um filme tão morno, longo, pálido e sem vida. É de se admirar que a Academia tenha amado um filme tão regular. Caso vença em todas as categorias, Lincoln se tornará o filme mais premiado da história do Oscar e baterá o recorde de clássicos como "Titanic", "O Senhor dos Aneis" e "Ben-Hur". Mas claro que isso não vai acontecer. A fita deve repetir o feito de longas como "Gangues de Nova York", "Mestre dos Mares" e "Bravura Indômita": Filmes que tinham muitas indicações e... venceram nada.
Na verdade, Lincoln só parece ser imbatível na categorioa de Melhor Ator. O desempenho do sempre impecável Daniel Day-Lewis arrematou quase todos os prêmios mais importantes da temporada em um ano que Joaquin Phoenix também merecia um pouco mais de atenção por seu trabalho em "O Mestre". A indicação de Sally Field na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante também é muito válida. Em muitos momentos, é a primeira dama que injeta um pouco de vida em um filme tão monótono.
Steven Spielberg é mesmo um queridinho da Academia. Afinal de contas, alguém entendeu o seu "Cavalo de Guerra" ser indicado para Melhor Filme no ano passado? Não, nem eu. Lincoln está longe de ser um filme ruim, mas... 12 indicações ao Oscar? Eu acho que não.
