domingo, 30 de setembro de 2012

Sessão da Tarde: Ao vivo


O Festival do Rio tem coisa para todos os públicos, o infantil, por exemplo, pode passar o tempo com A Lista Secreta (“Briefgeheim” 2010, Holanda). Uma das atrações para os pimpolhos da mostra geração, ele se apresenta como um razoável produto para passar entre “Malhação” e “Vale a Pena Ver de Novo”. O detalhe que toda a mágica da dublagem estar sendo feito simultaneamente, ao vivo, e ao seu lado é também um atrativo interessante para quem sempre teve essa curiosidade dos bastidores. E é capaz de fazer os fãs de “Os Goonies” se sentirem em um show do Pink e Floyd.


Logo de cara, quando se ouve falar em tradução simultânea só vem um pensamento à cabeça: que trabalheira danada! E é mesmo, os filmes são dublados por apenas três pessoas, que sempre se dividem em dois homens e uma mulher ou vice versa. Eles ficam sentados em três mesinhas afastadas com suas luzes com um roteiro de falas prestando atenção na tela para saber as suas deixas. Não há dúvida que os caras são profissionais. A tradução estava quase perfeitamente sincada e a sensação é realmente de dublagem gravada.


As consequências para um filme live action são mais graves. Enquanto numa animação adotamos aquelas novas vozes automaticamente, com atores reais demora mais um pouco para levarmos elas a sério, mesmo algumas sendo iguais a que ouvimos na TV. O recurso também evidencia os diálogos inúteis do roteiro que chega a parecer que os atores estão zoando com o filme.


Fora isso, não há muito de errado no roteiro de A Lista Secreta. As lombadas e buracos do caminho estão previstas, mas tente ter em mente que esse é um filme de Sessão da Tarde. A jovem chamada Eva encontra-se fragmentada entre os amigos, as brigas dos seus pais e uma trama criminosa internacional. Logo ela percebe que está tudo interligado. É uma história que tenta ser séria, e até pesada, sem perder de foco os jovens que encabeçam seu público. No geral, dá para reconhecer pessoas que se identificam com essa história. Além da experiência de ver a mágica da dublagem, mesmo que com suas limitações, sendo feita ao seu lado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...