quinta-feira, 6 de setembro de 2012

I See Dead People

A animação ParaNorman (EUA, 2012) toca em um assunto que pode ser espinhoso para espectadores de qualquer idade : a morte. Norman é um garoto que possui um dom peculiar de se comunicar com pessoas que já partiram dessa para uma melhor. Ele vê espíritos em todos os lugares que vai e até se comunica com sua avó já falecida. Por causa de seu poder atípico, Norman sofre bullying na escola e até em sua própria casa: ninguém o entende e ele é visto como uma espécie de lunático/doido/esquisito.


O mais legal de ParaNorman é que ele presta uma verdadeira homenagem aos filmes de terror : "Sexta Feira 13", "O Exorcista" e até os longas  trashs de zumbis dos anos 70 são lembrados nesse verdadeiro caldeirão de referências cinematográficas. Claro que todo horror e crueldade das fitas originais são amenizados em um filme para crianças. A morte ganha um gosto agridoce e o filme inteiro se parece com  um episódio esticado de Scooby-Doo.


Mesmo não sendo tão fantástico quanto "A Noiva Cadáver" ou "A Fuga das Galinhas", ParaNorman é um filme simpático e muito bem feito. As animações em stop motion merecem, no mínimo, respeito. Um trabalho tão minucioso e demorado requer muita paixão e tempo de seus realizadores.


O longa ainda ganha pontos positivos ao incluir (sutilmente) na trama um drama familiar e até um personagem gay. O filme levanta a bandeira de que devemos aceitar as pessoas do jeito que elas são (Cause you born this way, baby). Então não se esqueça: ParaNorman é legal e irá divertir as crianças. No fim das contas, é isso que importa.
 


                 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...