quinta-feira, 27 de setembro de 2012

500 Dias com Ruby sem Lembranças



Aqui vai a essência de Ruby Sparks - A Namorada Perfeita ("Ruby Sparks", Estados Unidos, 2012): pegue o charme de Zooey Deschanel em "500 Dias com Ela", use um pouco de corante vermelho, adicione o realismo fantástico de "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembraças" e misture ao som de Devotchka. Tempere com o jeitinho nerd de Paul Dano e os fios vermelhos de Zoe Kazan. Voilà! C'est Ruby Sparks!






Calvin é um jovem escritor prodígio que, após o sucesso estrondoso de sua obra inicial, sofre com a infame "Síndrome do Segundo CD". Com dificuldades para escrever um segundo livro, Calvin cria uma personagem vista em seus sonhos. Ruby é uma ruivinha de rosto redondo, pintora, confusa, perfeita. Seu único defeito é que não existe. Existe? Numa certa amanhã, ela surge, vindo de lugar nenhum, na sala de Calvin. O escritor acredita que ficou maluco e foge de sua alucinação. Num café, descobre que Ruby existe de fato e precisa encarar a realidade de um relacionamento que se esvai à medida que a personagem ganha vida própria.





Ruby Sparks foi dirigido pelo casal Jonathan Dayton e Valerie Faris ("Pequena Miss Sunshine") e protagonizado por outro casal, Paul Dano e Zoe Kazan. O longa parece conter aquela combinação perfeita entre atores e diretores. Os personagens têm carisma, o filme tem carisma. Recheado de cenas inteligentes e "fofas", o roteiro brinca com a possibilidade de um escritor dar vida à um personagem. O que acontece? Ele duvida, testa, experimenta e se apaixona por sua própria criação, ou seja, do que sua mente é capaz. 


Todos aqueles que já amaram sabem o que é criar a imagem perfeita de quem gostamos. Se defrontar com a realidade por trás do espelho, assim como os protagonistas, sempre foi e sempre será um momento de desilusão. Mas, respire fundo e se acalme, o ar está recheado com o doce espírito indie e jovem dessa nova geração de comédias românticas como as citadas anteriormente. Considere o ingresso do filme como um ticket de embarque para uma viagem dentro deste universo de "realismo fantástico" cheio de curiosos passageiros e algumas turbulências. Desafivele sua mente e aproveite a viagem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...