sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O Resgate do Escoteiro Shakusky


Moonrise Kingdom (Estados Unidos, 2012) é o novo filme do irônico Wes Anderson (de "Os Excêntricos Tenenbaums" e "Viagem à Darjeeling"). Reunindo seu habitual elenco e mais um time de atores mirins, o diretor nos conta a jornada heroica de um garoto que faz de tudo para tornar o seu amor possível. Moonrise Kingdom é uma triste comédia, ou um drama divertido, sobre a descoberta do primeiro amor.



Sam Shakusky é um escoteiro de 12 anos que acaba de perder seus pais. Suzy Bishop é uma garota problemática com pavio curto. Como cenário, uma ilha distante no início dos anos 60. Quando os dois se encontram durante a apresentação de uma peça, suas vidas mudam para sempre. Encorajados pelo início de um ingênuo amor infantil, Sam e Suzy decidem fugir para o interior da ilha para ficar juntos e criar um reino onde podem viver felizes. Mas, uma tropa de resgate é formada para salvar o jovem casal; toda a 55º divisão de escoteiros sob o comando de Edward Norton, os pais de Suzy(Bill Murray e Frances McDormand), uma assistente social(Tilda Swinton) e o único policial da ilha(Bruce Willis). Dá início a uma perseguição por florestas, rios e praias com diversas situações cômicas; e algumas um pouco surreais.


O filme retrata a descoberta de um primeiro amor, inocente e arrebatador, e a dificuldade de ser levado a sério pelos adultos. Rejeitados pela família e amigos, os personagens ainda traçam uma jornada em busca do lugar perfeito, onde podem viver com suas diferenças. A fuga para o interior da ilha se transforma em uma grande aventura para o cavaleiro e sua donzela que escapam de um exército de escoteiros, raios e até um dilúvio bíblico(é sério).


Num oceano tão vasto que é o cinema, é difícil olhar para um filme e já saber quem é o diretor. Wes Anderson tem o dom de ser reconhecido à distância. Logo nos primeiros segundos do filme já sabemos o que nos espera: personagens brilhantes, diálogos inteligentes, figurinhas repetidas no elenco, trilha sonora, figurino, arte, fotografia. Ou seja, em todas as áreas do filme, Wes Anderson consegue deixar sua marca.


Talvez por sua temática mais simples, comparada com seus outros trabalhos, Moonrise Kingdom seja o filme mais acessível do diretor (junto com "O Fantástico Sr. Raposo"). Para os virgens de Wes Anderson talvez a inexpressividade dos personagens lhes cause estranheza, mas não se iluda, ponha seus binóculos e observe mais de perto aquilo que está à sua frente. O que estão vendo é apenas a ponta do iceberg das emoções dos personagens. Para as crianças o filme será uma aventura interessante em uma ilha distante. Para os adultos, uma nostalgia de algo há tempos perdidos: a inocência. Desfrutem de uma grande obra de Wes Anderson e se apaixonem pela ingenuidade do primeiro amor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...