segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Do Rio a Hollywood

O que Ary Barroso, Fernanda Montenegro, e Fernando Meirelles têm em comum? Primeiramente todos eles são brasileiros, mas os três também já foram indicados para a maior premiação do mundo cinematográfico: o Oscar. E, neste ano, mais dois nomes vão fazer parte deste grupo: Sergio Mendes e, surpreendentemente, Carlinhos Brown (não que ele seja ruim, mas não acho que ele se encaixe no estilo da premiação). Os dois são responsáveis pela maior parte da trilha sonora da mais nova animação de Carlos Saldanha: Rio (EUA, 2011).



Nessa produção, Blu é uma arara “carioca da gema” que vai parar no interior dos Estados Unidos e é adotado por uma menina. Ao passar dos anos, ele tem que voltar a sua terra natal para tentar salvar a sua espécie. Lá ele encontra o amor da sua vida, vários amigos e perigosas aventuras tentando escapar de contrabandistas e de uma cacatua canibal. Como plano de fundo para essa história estão um dos festivais mais famosos do mundo e as belíssimas paisagens da cidade que dá nome ao longa: o Carnaval e o Rio de Janeiro, respectivamente. As imagens da cidade ficaram incríveis em formato animado e possuem uma grande riqueza de detalhes que quase atingem a perfeição. Possibilitando, até mesmo, ver o coração desenhado na estátua do Cristo Redentor. São essas pequenas coisas que dão crédito as produções e as deixam cada vez mais interessantes.


Outro ponto muito forte do filme é a sua trilha sonora. São as músicas as responsáveis por ditar o ritmo e a animação do filme. Por se passar na época do carnaval as batidas de samba não deixam a desejar. É por essas e outras que Carlinhos Brown e Sergio Mendes poderão ser os primeiros brasileiros a ganhar o tão cobiçado “homenzinho dourado”. A música “Real In Rio” foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original e é de autoria dos dois compositores, além de ser interpretada por Brown em companhia de Siedah Garret. A canção serve de abertura e encerramento ao longa conseguindo transmitir muito bem a alegria característica dos cariocas. Agora é só esperar pelo dia 26 e torcer para a estatueta vir voando para solo brasileiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...