
Quem poderia esperar que Martin Scorsese dirigiria um filme infantil? Não só infantil, como estrelando dois atores mirins e dominado por efeitos especiais. Este é
A Invenção de Hugo Cabret (“Hugo”, EUA, 2011), baseado no livro homônimo de Brian Selznick.
Hugo Cabret (Asa Butterfield) mora na Gare Montparnasse em Paris e caminha por suas passagens secretas acertando a hora dos relógios da estação de trem. Órfão, Hugo trabalha arduamente na última missão que seu pai o deixou: consertar um automata, um antigo e raro “robô”. Para isso, o menino rouba peças da loja de brinquedos do Papa George (Ben Kingsley) e assim conhece Isabelle (Chloë Grace Moretz) que, à procura de uma aventura, decide ajudar Hugo a achar a última peça da máquina: uma chave em formato de coração.

A partir do roteiro incrível de John Logan, indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, adentramos o mundo do chroma key, que cria com maestria o ambiente mágico e excêntrico de Paris de 1930, sendo indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais. Mas o longa não é só efeitos, ele também agrega um elenco estupendo incluindo Christopher Lee, Sacha Baron Cohen, Jude Law, vários astros da saga “Harry Potter”, além de participações históricas como Winston Churchill passeando pela estação.
Imerso numa fantasia metalinguística,
A Invenção de Hugo Cabret é simplesmente imperdível. O filme também está por enquanto na liderança no Oscar desse ano com onze indicações ao prêmio. O longa é uma homenagem ao cinema feita por um cinéfilo apaixonado e vai com certeza entrar para a lista de grandes filmes da história!
