quinta-feira, 25 de abril de 2013

O Aprendiz de Inês Brasil

O diretor Matteo Garrone ganhou o Grande Prêmio do Júri em Cannes com o seu denso e violento "Gomorra", mas agora voltou a vencer o mesmo prêmio com um filme totalmente diferente. Reality - A Grande Ilusão ("Reality", 2012, Itália) é a prova de que o diretor consegue transitar com maestria por gênros antagônicos. Desse vez, ele conta a história de um homem comum que fica obcecado com a ideia de entrar no Big Brother da Itália.


Após treze edições do programa no Brasil, os reality shows já não são mais "o assunto do momento", mas parece que este A Grande Ilusão ganhou uma sobrevida por aqui com o recente vídeo da desvairada Inês Brasil. A detentora do bordão "Alô, Alô Graças a Deus" é uma espécie de andrógena/mulher/travesti que ganhou fama ao produzir um hilário vídeo de inscrição para o programa da Globo. Ela, assim como o personagem do filme, são duas pessoas que veem no Big Brother a chance de ficarem famosas e ganharem dinheiro sem nenhum esforço ou talento aparante.


Luciano (Aniello Arena) é o dono de uma peixaria que faz vários bicos para manter sua família. Ele topa tudo e se veste até de travesti para animar casamentos de ricaços. É o mais bonito, extrovertido e carismático da sua região. Ele também é um pouco imbecil (quesito importante para se tornar um BBB). Por insistência da filha, ele acaba se inscrevendo no programa e fica TOTALMENTE obcecado com a ideia de se tornar rico e famoso da noite para o dia.


Reality - A Grande Ilusão talvez seja uma das comédias mais angustiantes da história do cinema. A extrema inocência e a loucura desvairada de Luciano incomodam. É incrível como o diretor Matteo Garrone esmiúça a doentia obsessão de seu personagem sem cair no caricato. Aqui no Brasil, Reality se tornaria o exagerado "Até que a sorte nos separe", mas Matteo consegue fazer uma comédia cerebral e extremamente crítica que, mesmo com os exageros, ainda se torna crível.


Outro grande destaque da trama é o ex-BBB descerebrado que sempre fala "Never Give Up". Reality é um filme que faz bom uso da chacota para fazer uma ácida crítica para a sociedade atual. Tem tudo para ser um dos melhores filmes que passarão pelo circuito brasileiro este ano.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...