
Cedo ou tarde, toda grande personalidade acaba ganhando uma cinebiografia. Algumas vezes em um filme de ficção apenas baseado em histórias reais, como foi o caso de "A Vida e Morte de Peter Sellers", outras vezes são feitos documentários que "investigam" a vida do personagem. Stanley Kubrick - A Life in Pictures (EUA, 2001) se encaixa na segunda categoria, mas vai além de qualquer bigorafia filmada ao ser uma obra tão completa quanto as realizadas pelo próprio Kubrick.
O filme é dividido em capítulos de até 15 minutos, cada um abordando uma fase específica da vida do grande diretor, dissecando a sua infância e encontranto as raízes que levaram à genialidade de suas maiores obras. Através de entrevistas com seus colaboradores, com técnicos frequentes e até mesmo com sua família, vai construindo pouco a pouco o mito que revolucionava o cinema a cada novo filme que realizava e mostrando o quão próxima da loucura é a genialidade.
É extremamente difícil falar da vida de Kubrick, e portanto deste filme, sem se extender demasiadamente, por isso vou encerrar o texto por aqui, mesmo que ainda esteja um pouco curto e sem grandes elaborações sobre o documentário. Deixo apenas a recomendação para que todos os fãs de cinema vejam, mesmo que não sejam fãs da obra de Stanley Kubrick em particular.