
De um filme quente no
início para um segundo texto no frio do maior país do mundo. Arca Russa (“Русский ковчег”, 2002) é um drama histórico
dirigido por Alexander Sokurov. Selecionado para o Festival de Cannes de 2002 e
para entrar na história do cinema. E você que já achava os planos sequência de
Irreversível incríveis, espere até ver esta película. Pronto para se
surpreender?
Inteiramente filmado no Palácio de Inverno em São Petersburgo, residência
oficial dos monarcas russos, o design de produção esbanja luxo e refinamento. Essa gigantesca e belíssima locação, feita originalmente para mostrar o poder
do Império Russo, dá lugar 10 anos atrás para as filmagens do filme feito em um único plano de 96 minutos com steadicam
– usando a SONY HDW-F900, nas mãos no Diretor de Fotografia Tilman Büttner.
– Inacreditável, não é mesmo?! E a melhor parte, o resultado final foi
alcançado na terceira tentativa.
Um narrador desconhecido nos leva por dentro do Palácio de Inverno. Ele
implica que morreu em algum terrível acidente e seu fantasma ainda vaga pelo
lugar. Tudo ainda é nebuloso, é como se nós, espectadores, também estivéssemos
acordando do sono da morte. Nada faz completo sentido e até o que seria simples
é dúbio. Nessa caminhada sobrenatural, em cada cômodo, vamos encontrando
pessoais reais e ficcionais de diferentes períodos dentro dos 300 anos da
história da cidade.
O fantasma – nossos olhos – tem como parceiro “O Europeu”, a figura do flâneur, o francês errante do século
XIX, vestido de preto e misterioso. Ele é o Marques de Custine (Sergei
Dontsov.) E juntos eles passam pela “quarta porta”, quebrada e reerguida tantas
vezes, onde narrador-guia e seu acompanhante interagem livremente com o que
veem, ou simplesmente passam sem ser percebidos.
Um filme para terminar e você perceber o quanto de ar lhe falta. Uma
proeza técnica e estética em perfeita harmonia. Mais uma filme para mostrar que
na Rússia não se tem só vodka (O que também não é ruim, vamos lá?!). E assim nós continuamos desmistificando o imaginário popular sobre o cinema russo.