terça-feira, 14 de agosto de 2012

Um incentivo ao novo cinema gaúcho



Além das tradicionais mostras competitivas de longa-metragens nacionais e latinos, o 40º Festival de Cinema de Gramado apresentou mais uma edição do Prêmio Assembleia Legislativa, cuja competição se dá através da Mostra Gaúcha de Curta-Metragens. A premiação foi realizada no último domingo, no Palácio dos Festivais de Gramado, e você confere aqui a lista dos filmes ganhadores, bom como um breve comentário sobre cada um deles. Para ler sobre todos os 21 concorrentes, visite o álbum em nossa página no Facebook.

Foto: Simão Pedro Santos | LixeiraDourada

Lobos

de Abel Roland e Emiliano Cunha;
com Charlie Severo, Fernanda Carvalho Leite, Janaína Pelizzon
Foto: Divulgação
Prêmio: Melhor Atriz para Fernanda Carvalho Leite
Um casal a caminho de uma festa sofre um acidente e ficam bem abalados durante o resto do filme. Não mais abalados do que eu fiquei. Apesar da bela atuação de Fernanda Carvalho Leite, que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz, eu prefiro outros lobos, tipo Mogli. (Reciclado por Bruno Lacerda)

24 horas com Carolina

de Eduardo Wannmacher;
com  Carolina Sudati e Gutto Szuster, Marina Mendo, Davi Pretto
Foto: Divulgação
Prêmio: Melhor Ator para Gutto Szuster
A amizade pode se tornar uma coisa complicada para duas pessoas, principalmente quando um deles (ou até mesmo os dois) começa a ter outras intensões para esse relacionamento. E a dificuldade aumenta mais ainda quando uma dessas pessoas sem muda para outra cidade. É mais ou menos essa a trama de 24 Horas Com Carolina. Onde um jovem de Porto Alegre volta para cidade para passar somente um dia ao lado de seu velho “amigo” Arnaldo. (Reciclado por: Simão Pedro Santos)

Fez a Barba e O Choro

de Tatiana Nequete;
com Seu Machado, Camanga, Camanguinha, Cássio, Sônia, Professor Menotti
Foto: Divulgação
Prêmios: Melhor Música e Melhor Fotografia
Ao ler o título, Fez a Barba e o Choro, já pensamos que em algo como “Sweeney Todd”. Um barbeiro assassino que faz as pessoas chorarem (isso sim que é imaginação). Mas infelizmente o cinema brasileiro ainda não tem um orçamento para fazer algo do tipo, ainda mais num curta-metragem. Na verdade esse filme trata-se de um documentário sobre um barbeiro, Seu Machado, que tem como hobby e segunda profissão a arte de tocar acordeão em um pequeno grupo de chorinho. (Reciclado por: Simão Pedro Santos)

Garry

de Richard Tavares e Bruno Carboni;
com Garry Kasparov, Richard Tavares e Márcio Reolon
Foto: Divulgação
Prêmios: Melhor Montagem e Melhor Diretor
Se você tivesse a oportunidade de conhecer o campeão mundial de xadrez, Garry Kasparov, o que você faria? No caso de dois jovens gaúchos, eles resolveram fazer um filme de nome Garry. Onde um deles teve a lunática ideia de desafiar Kasparov para uma partida de xadrez e ao mesmo tempo ir fazendo uma entrevista sobre a importância estratégia, utilizada no jogo, para a vida. Mas a maior loucura de todos é que esse rapaz segou a cogitar a hipótese de conseguir ganhar do maior jogador de xadrez de todos os tempos. (Reciclado por Simão Pedro Santos)

Casa Afogada

de Gilson Vargas;
Com Zé da Terreira
Foto: Divulgação
Prêmios: Melhor Produtor Executivo, Melhor Edição de Som e Melhor Direção de Arte
Um homem velho, solitário, conformado. Ele vive em uma palafita sobre um rio qualquer. Certo dia, ao fritar o peixe que havia pescado, começa a escutar sons estranhos em casa. Naquela noite seu lar desaba e, com ele, todas as suas lembranças. É essa a história de "Casa Afogada", que não chega a ser uma trama dada a extrema simplicidade. O curta no entanto, não é exatamente simples, e valoriza quase puramente uma estética orgânica e muito bem calculada. (Reciclado por: Joel Souza)

O Elefante na Sala

de Guilherme Petry e Samir Arrage;
Com Samuel Reginatto, Carlos Paixão e Ana Bianchi
Foto: Divulgação
Prêmios: Melhor Roteiro e Melhor Filme
A história de um garoto que não tem amigos e não recebe atenção dos pais. Em poucos minutos o filme consegue se utilizar dos recursos mais simples para atingir o espectador da forma esperada. Destaque também para a atuação do protagonista. (Reciclado por: Joel Souza)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...