
Durante a Ditadura Militar no Brasil, vários foram os movimentos culturais que surgiram com intensão de mostrar suas idéias contrárias ao governo. Um deles foi o Tropicalismo, que através da música criticava o poder autoritário dos militares. Após esse período, muitos livros e filmes foram lançados tentando nós descrever o significado desse movimento para a nossa nação. E o longa Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now, é mais um que trata dessa mesma temática.
Diferentemente de outros documentários; este não tem somente depoimentos, imagens e sonoras da época. Ele consegue mixar isso tudo com um grande show do cantor André Abujamra, realizado no famoso Teatro Oficina. Além de uma mulher que recita treixos de livro que discutem o assunto. A partir disso, o filme tenta nós passar o olhar do século XXI e a visão da era digital sobre a Tropicália.
De maneira dinâmica, divertida e, em certas partes, interessate; o documentário consegue prender a atenção de todos os telespectadores. Mostrando como é impressionate que uma excelente montagem podo fazer toda a diferença no ritmo de filme. Além do mais, as músicas são os principais elementos de interatividade inseridos nessa produção. Já que as pessoas começam a se animar ao ouvir as melodias que encantaram muitos jovens de várias gerações. É verdade que senti falta de ter a presença de Caetano Veloso, mas não é algo que acabe com o filme. Acredito que se for exibido na televisão como um especial sobre a tropicália, com toda a certeza, será um grande sucesso.
