domingo, 3 de outubro de 2010

FESTIVAL DO RIO: Divertimento Anti-Bélico


Eis que do imaginário de Jean-Pierre Jeunet sai mais uma obra-prima. Dessa vez, o diretor de "Delicatessen" (1991), "Ladrão de Sonhos" (1995), "Alien: Ressureição" (1997) e "O Fabuloso Destino de Amélie Poulin" (2001) nos brinda com uma bela sátira, na qual retoma o estilo fantástico de seus dois primeiros longa-metragens. MicMacs - Um Plano Complicado ("MicMacs À Tire Larigot", França, 2009) é uma comédia gostosa envolvida por questões sérias que se disfarçam em meio à sua estética.


O filme conta a história de Bazil (Dany Boom), que perde seu pai em uma explosão enquanto este desarmava uma mina terrestre. Anos mais tarde, trabalhando em uma locadora, ouve uma perseguição, vai espiar e, tragicamente, leva uma bala perdida na testa. Depois de ser acolhido por uma família de mendigos, que moram em uma espécie da galpão de reciclagem, acaba descobrindo que as sedes das empresas que fabricaram a mina e a bala estão instaladas uma de frente para a outra. Junto com seus novos amigos, cria um plano elaborado e mirabolante para levar as duas empresas à bancarrota, criando intrigas entre os presidentes delas.


Se opondo aos cenários simples e minimalistas de Amélie Poulin, MicMacs retoma a direção de arte complexa e detalhista, com cenários entupidos de elementos "monocromáticos", criando ambientes que lembram muito os de Delicatessem. Coloco, abaixo, o trailer americano do filme (com áudio em francês e legendas em inglês) porque este dá uma noção melhor do que estou falando do que as fotos de divulgação.


Misturando comédia com críticas às guerras pelo poder, sejam elas quais forem, Jeunet nos diverte deixando uma mensagem plantada na cabeça de alguns. Infelizmente, um texto desse tamanho não é suficiente para passar tudo o que nos é oferecido. Um filme impecável, sério e leve ao mesmo tempo. Diversão garantida para toda a família.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...