segunda-feira, 18 de outubro de 2010

FILOSOFILMES: Obra de Arte Animada

Quando assistimos a um filme de animação, é comum procurarmos elementos como: História simples, personagens caricatos, embate entre vilão e mocinho, doses de humor e diversão para qualquer idade. 5 Centímetros Por Segundo (Japão, 2007) é o paradoxo dessa concepção, exemplificando a visão diferente dos orientais. Com enredo poético, múltiplo interpretativo, e visual que deixará o mundo real sem a mesma graça, essa produção é no mínimo comovente.


A história é dividida em três curtas: Cerejeira, Cosmonauta, e 5 centímetros por segundo. O primeiro fala sobre o amor de infância entre Takaki(ele) e Akari(ela). Depois da graduação no primário, Akari é obrigada a mudar de cidade graças ao trabalho do pai. No segundo curta, Takaki é um adolescente no terceiro ano colegial, e uma surfista de nome Sumida se apaixona por ele. No terceiro mostra a fase adulta dos três.


Enfatizam-se as angústias dos personagens. A paixão sentida por eles é profunda, mas graças à timidez e medo, nenhum dos três consegue se expressar. A tentativa de mostrar o que eles sentem tem barreiras criada por eles mesmos. Outro fator angustiante é o tempo, com a ansiedade vivida no mais alto grau graças à demora nos reencontros.


O longa metragem é de autoria, direção e roteiro por Makoto Shinkai. Segundo ele, o objetivo era mostrar a realidade humana por outra perspectiva. Graças a sua extrema sensibilidade, os personagens são tão “humanos” que praticamente qualquer pessoa se identificará com eles. Quem nunca sofreu com lembranças de um passado feliz? Momentos com pessoas que amamos, e que não poderemos viver da mesma forma? Sentimentos de saudade e nostalgia ao olhar objetos e cartas?


O título do filme vem da velocidade da queda das pétalas de cerejeiras. A justificativa de Makoto é fazer uma representação metafórica dos humanos, que começam a trilhar caminhos da vida de uma forma, e lentamente as circunstâncias vão mudando, pessoas queridas acabam se distanciando, e cada um segue o próprio destino.


Tecnicamente o filme é de “abrir a boca”. Os cenários são verdadeiras obras de arte, abusando de cores, luzes, sombras, e efeitos visuais. A trilha sonora é ótima, usando o piano como principal instrumento e contribuindo para o clima melancólico que rodeia o longa. A animação também é maravilhosa. Os traços dos personagens é que mereciam mais perfeccionismo para condizer com o resto da produção, excetuando raras cenas. Outro incômodo é a edição ágil demais em alguns momentos, destoando do ritmo da história.


5 Centímetros Por Segundo te coloca na cadeira do pensamento. Sentimental sem ser melodramático, ele é feito para aqueles que gostam de filmes para pensar. De profundidade singular, você enxergará os que estão a sua volta de outra forma. Poético, Narrativo e Inteligente,  é para a vida inteira.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...