quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Violência Acima de Tudo


SIMÃO PEDRO SANTOS


Vários filmes do Festival deste ano são baseados ou buscam inspiração na literatura. Um deles é The Killer Inside Me, uma adaptação cinematográfica do romance O Assassino em Mim, de Jim Thompson, publicado em 1952. Selecionado para exibição em eventos como o Festival de Berlim, a exposição da violência de forma tão explícita provocou muitas polêmicas.


Em uma pequena cidade do Texas nos anos 50, Lou Ford (Casey Affleck) é um xerife corrupto que possui um enorme carisma e goza da simpatia de todos a sua volta, inclusive dos criminosos, que não o levam muito a sério. Porém, por trás dessa aparência tranquila e segura, se esconde uma personalidade instável de um perigoso e atormentado assassino. Namorado da encantadora Amy Stanton (Kate Hudson), ele se envolve com a prostituta Joyce Lakeland (Jessica Alba). Capaz de qualquer ato insano para alcançar os seus objetivos, Ford consegue ficar sem despertar a atenção da maioria da sociedade, mas nem todos estão de “olhos fechados”.


Exibido pela primeira vez no Festival de Berlim, o filme foi alvo de muitas críticas, principalmente por causa das fortes cenas de violência existentes. O diretor, Michael Winterbottom - o mesmo de “O Preço da Coragem” -, foi muito questinado por esse motivo. “Muitas vezes é necessário mostrar a violência de forma crua e direta, especialmente no caso de uma situação chocante como a descrita na trama. A violência faz parte do romance e tem uma função reflexiva e não de entreterimento”, disse o diretor de origem britânica. Apesar disso, ela acaba favorecendo a diversão dos espectadores, além de prender a atenção de todos.


O longa possui uma estética muita interessante, principalmente utilizando as sombras para dar um clima de suspense à trama. Sua trilha possui a predominância de músicas country e faz com que viajemos até o oeste norte-americano dos anos 50. Além disso, dois atores se destacam no filme: o protagonista, Casey Affleck, tem uma atuação fantástica e Bill Pullman surpreende a todos com a sua aparição respentina, curta e de excelente qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...