segunda-feira, 11 de outubro de 2010

FILOSOFILMES: Lealdade Em Hollywood

Vinte e dois anos após Hachiko Monogatari, Hollywood presenteia-nos com remake estrelado por Richard Gere e Joan Allen. Sempre Ao Seu Lado ("Hachiko: A Dog's Story", 2009), dirigido por Lasse Hallstrom, é uma experiência marcante e inesquecível.


O professor universitário Parker Wilson (Richard Gere) acha um filhote de cachorro da raça Akita na estação de trem. O vinculo emocional é criado instantaneamente, e Parker leva-o para casa. Sua esposa, Cate (Joan Allen) rejeita-o inicialmente, mas acaba aceitando. Todos os dias, Hachi busca o seu dono na estação de trem, e após sua morte, continua esperando-o.


Vários detalhes sofreram adaptações: Se passa na atualidade, nos Estados Unidos, e alguns personagens foram criados. Quem assistiu o original, perceberá semelhança entre Ken e Ueno (clique na foto abaixo), uma clara referência ao filme japonês.


A encarnação Hollywoodiana de Hachi é mais “humana” que a oriental. O remake foca no cãozinho, e não nos homens, deixando-o principal “astro” desde o início. O drama foi suavizado, exceto no final, que compartilha os mesmos valores espiritualistas, sendo muito emocionante em ambas as versões.


Tirando a trilha sonora, esta versão é tecnicamente melhor. Enquanto a nipônica conta com músicas variadas, todas belíssimas, a ocidental se resume a algumas músicas incidentais carecendo de inspiração. A interpretação de Richard Gere convence, mas o destaque vai para Joan Allen, especialmente numa cena perto do final onde ela “conversa” com Hachi.


O maior problema da “ocidentalização” foi o corte de detalhes importantes. É costume no Japão tradicional as pessoas rezarem na presença do caixão em templos logo após a morte do ente querido, uma espécie de “missa de sétimo dia”. É fato histórico que Hachi latiu em frente ao caixão, evento cortado na versão Hollywoodiana. Outro corte é sobre o cãozinho ir a vários lugares frequentados pelo dono, não só a estação de trem. O roteirista concentrou-se no núcleo da história, decisão que pode decepcionar os puristas. No final das contas, essas pequenezas não tiram (ou tiram muito pouco) o brilho do filme.


Sempre Ao Seu Lado é uma ótima oportunidade de conhecer a história do cãozinho leal. A versão japonesa é mais fiel a realidade, mas o desenvolvimento de ambos é parecido, divertido e emocionante. É curioso saber que a Disney fez um filme de cachorro nos anos 60 chamado “Greyfriars Bobby”, também baseado numa história real famosa na Escócia.  Talvez Hachiko Monogatari tenha sido inspirado neste, que por sua vez originou este remake, quem sabe?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...