segunda-feira, 25 de outubro de 2010

FILOSOFILMES: Infinito Amor Materno

No Orkut há uma comunidade: “Minha vida é um filme coreano” e na descrição está: “É uma gritaria e termina em tragédia”. Mother: A busca pela verdade (Coreia do Sul, 2009) chega perto disso. Com premissa banal e abusando de clichês típicos de romances policiais, o filme tinha tudo para ser ruim, mas não é.

Hye-Ja (Kim Hye-Já) é a mãe solteira de Do-Joon (Won Bin), de 27 anos. Seu filho é a razão de seu viver. Apesar de adulto, ele é ingênuo e dependente da mãe, sendo fonte constante de ansiedade para todos. Um dia, uma jovem garota é encontrada morta em um prédio abandonado e Do-joon é acusado de seu assassinato. Um advogado ineficiente e uma força policial apática fecham o caso rapidamente e inspiram Hye-Ja a agir por conta própria. Convocando seus instintos maternais e não confiando em ninguém, ela parte em busca do verdadeiro assassino.


O início pode ser definido em uma palavra: CHATO. Os primeiros trinta minutos são entediantes, colocando a credibilidade do diretor Bong Joon Ho (conhecido pelo filme "O Hospedeiro") em dúvida. Paradoxalmente, a trama prende a atenção do espectador do começo até o último segundo, ainda mais quando entra no clichê: “Quem é o assassino?”


O perfil psicológico dos protagonistas é o que chama a atenção. O lado infantil de Do-Joon é facilmente atribuído ao excesso de mimos da mãe, e ele resolve andar com pessoas “barra pesada” para fugir deste estereótipo. O comportamento dela se dá por dois sentimentos: culpa e solidão. O primeiro por ter tentado matar seu filho em um ato de desespero quando este tinha cinco anos, o que pode ter deixado-o com problemas psiquiátricos, e o segundo por ela só ter a ele.


Há uma série de reviravoltas que desconstroem o óbvio para o espectador, reforçando que não podemos confiar em nenhum personagem. A parte em que a mãe comete uma loucura para provar a inocência do filho nos leva a pensar se faríamos o mesmo. O final é surpreendente e propositalmente ambíguo, deixando o espectador interpretar o que realmente passa em suas mentes.


A Coréia do Sul está com o mercado cinematográfico em rápida ascensão, e muitos clássicos que fogem do estereótipo ficam restritos ao circuito interno. Mother: A busca pela verdade tem méritos e ganhou diversos prêmios, justificando sua exportação para o mundo todo incluindo o Brasil. Infelizmente, ele pode entrar na velha história de “um filme coreano com gritos e tragédia” para os mais impacientes.


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