sábado, 9 de outubro de 2010

FESTIVAL DO RIO: Um Romance Divino


O novo trabalho de Bruno Dumont confunde e fascina em uma completa catarse. O Pecado de Hadewijch (Hadewijch, 2009) consegue lidar com temas complexos de forma simples e bem eficaz. Sem medo de polêmicas, o diretor faz mais um filme com personagens transtornados, recheado de sentimentos fortes e intrigantes. Com certeza uma bela produção.

Hadewijch poster

Celine Hadewijch é uma jovem noviça que vive em um convento nas redondezas de Paris. Ela é observada com cuidado pelas outras irmãs, que temem os frutos da sua devoção extrema. Para tentar livrá-la do fanatismo, a madre superiora decide afastar Celine do ambiente. Segundo ela, a garota estaria se perdendo do mundo real enquanto tentava aproximar-se de Deus. Já fora de seu reduto de orações, a jovem reencontra sua família conturbada, tem um complicado contato com outras culturas religiosas e volta a encarar um mundo no qual talvez nunca tenha se adaptado. Ainda assim, continua firme cultivando uma relação de caráter estranhamente conjugal com Deus.

NO_TEXT

O filme acerta em vários pontos, ainda que possa chegar a ser chato por ter cenas constantemente lentas e contemplativas. As locações são muito trabalhas, a fotografia é lindíssima e os enquadramentos sempre charmosos. Com poucos diálogos, mas muito reflexivos, o longa direciona-se para aqueles que estiverem procurando um filme poético, explorado em suas totalidades. Foge bastante ao estilo de entretenimento blockbuster. É uma daquelas produções para fazer pensar e admirar.

O PECADO DE HADEWIJCH2-g

Os zoons extremamente lentos, cores claras e tom sereno reforçam a proposta do autor, que tenta penetrar de forma suave na mente do público. Além de explorar os sentimentos humanos, a produção envolve questões bastante complicadas como o choque entre religiões. O tema é levado de forma inteligente, chegando a ser um exemplo na abordagem do assunto. Dumont assina sua obra ao utilizar o martírio de Celine para evidenciar a existência de algumas emoções, ainda pouco definidas, da personagem. Ao longo da história vamos entendendo as atitudes e desejos reais da protagonista.

hadewijch-2009-18496-2139479739

Um filme para relaxar e instigar. Não é recomendado aos que estiverem afim muita ação, mas pode contagiar e entreter muito. Com um ritmo bastante suave e uma produção bem feita, O Pecado de Hadewijch nos faz viajar calmamente em sua trama e mergulhar em um clima de suspense, ainda que em total tranqulidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...