sexta-feira, 1 de outubro de 2010

História Filipina


SIMÃO PEDRO SANTOS

No dia 12 de junho de 1898, O General Emílio Aguinaldo declarou a independência e proclamou a primeira República das Filipinas. Após isso, a nação foi palco de duas guerras para consolidar sua liberdade – uma que durou três anos e a outra de quatro anos. O longa Amigo (EUA, 2010) retrata a época do segundo conflito e mostra a forma de como os nativos conviveram divididos entre a os amigos revolucionários e o governo.


O filme se passa no início do século XX, quando um batalhão de soldados americanos ocupa a remota região de San Isidro, com a intenção de “pacificá-la”. O único elo de comunicação com a população é o líder da aldeia, Rafael (Joel Torre), a quem os americanos se referem como “amigo”. Porém, o irmão de Rafael, Simon (Ronnie Lazaro), é líder dos rebeldes que dificultam a ação estrangeira. Quando o Coronel Hardacre (Cris Cooper) endurece a sua política com os nativos, “Amigo” fica dividido entre a aliança com os ocupantes e as representações dos interesses da comunidade.

Além dos atores de origem filipina – que em sua maioria são novatos na profissão – a equipe conta com Cris Cooper, de "Beleza Americana" e "O Patriota", e Garret Dillahunt, de "Onde Os Fracos Não Têm Vez". Suas interpretações são boas, mas eles são meros coadjuvantes. Já que o filme destaca a vida e os desafios vividos por habitantes de um vilarejo que estão no meio do conflito entre o batalhão americano e os guerrilheiros.


Apesar da ser uma produção norte-americana, a maioria do elenco fala em filipino. Somente os soldados americanos e o padre da aldeia falam inglês. Além disso, o modo de como se passa a trama tem uma grande semelhança com a história da Guerra de Canudos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...