sábado, 25 de setembro de 2010

FESTIVAL DO RIO: Ninfetas do Rock



The Runaways - Garotas do Rock é a confirmação de que o Festival do Rio é uma mostra sem preconceitos e a favor dos hormônios em ebulição. Se a galera alternativa cinéfila acha que esse é um período só para eles, tão exigentes e refinados, vão se impressionar com o que os enlatados pipoca podem trazer. Baseada na história da banda de rock feminina homônima dos anos 70, essa produção é contraditoriamente voltada para o público teen.

Joan Jett (Kristen Stewart) e Cherie Currie (Dakota Fanning) são as meninas rebeldes que o produtor musical Kim Fowley (Michael Shannon) resolve ajudar a colocar no mercado. Acreditando no potencial de uma banda formada exclusivamente por pré adolescentes revoltadinhas, o guru musical ensina as meninas a abrir as pernas para mundo mostrando o que todos querem ver: guitarras e estrogênio.


Kristen encarnou por completo o estilo "I Love Rock n'Roll" e passeia pelo filme como um homenzinho que larga no chinelo sua atuação na saga vampiresca. Desde seu auto controle em morder o beiço até as costas curvadas, a garota deixa claro que o problema da sua atuação é apenas a falta de uma boa direção. Por outro lado, Dakota começa e termina o filme com a mesma cara se graça e um olhar drogado que, de certa forma, lhe cai bem no contexto.


Tirando alguns problemas de entrelace no roteiro, que falha em alguns pontos na dupla protagonização e no preenchimento da narrativa, a obra é agradável. Uma vez que cumpre, dentro de seus limites, com a sua proposta, atinge com sucesso o público alvo e deixa na criança pseudo crescidinha a vontade de sair por aí em turnê e ser famosa.


Floria Sigismondi captou o espírito do livro "Neon Angel", da própria Cherie Currie, e roterizou um pedaço da história da música de forma simpática e comercial. Nada muito genial mas que merece ressalvas principalmente em dois pontos que envolvem Dakota: fantasiada de Bowie e de espartilho no palco. Com muita selvageria pra patricinha ver, vai dar uma vergoinha de gostar mas ninguém vai realmente se importar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...