O cinema japonês atual é conhecido por induzir o espectador às lágrimas na maioria dos filmes. Com “Say Hello For Me” (Japão, 2007) não é diferente. A primeira produção cinematográfica do diretor Yuichiro Hirakawa deixa a impressão de que é apenas “mais um filme oriental dramático”. Contudo, deve ser apreciado pelos que gostam de histórias de amor, onde o tempo e a distância fortalecem os sentimentos.
Quieto e sério, Satoshi é dono de uma loja de plantas marinhas, onde desfruta seu amor pela vegetação aquática. Embora não ganhe muito dinheiro, continua com a loja para cumprir a promessa feita para seus melhores amigos de infância, Karin e Yuji, com quem perdeu contato. Um dia, uma jovem modelo aparece na loja pedindo emprego. Ele demora a perceber que ela é sua amiga de infância e primeiro amor. Qual será o motivo de sua volta treze anos depois?
O filme é mais um da série de adaptações de romances do Takuji Ichikawa, seguindo “Tada Kimi Wo Aishiteru”, também analisado nesta coluna (clique AQUI para ler). A comparação entre as duas histórias é inevitável: ambas tratam sobre doenças e amor, e o desenvolvimento do enredo é muito similar. Infelizmente, Say Hello For Me não empolga principalmente por ser muito previsível. Quase todas as cenas já são concluídas pelo espectador antes de acontecerem, com exceção do final, que choca por ser tão inesperado.
Os protagonistas são muito ligados ao passado, lembrando de uma infância pura e feliz. Conclui-se que essa “perfeição” é uma construção da mentalidade deles, não correspondendo a realidade. Eventualmente, descobrimos que a separação das crianças foi um momento traumático, justificando o perfil psicológico deles na atualidade.
Na maioria das cenas, os atores esbanjam inexpressividade, justificada pela inexperiência do diretor. Os intérpretes são famosos no Japão e outras produções mostram o quanto eles poderiam ter sido mais bem dirigidos. Em compensação, as músicas, o roteiro, e a fotografia do filme são excelentes.
A produção não chega a ser ruim, e a direção de Yuichiro começa a impressionar nos minutos finais da trama. O modo como são colocado os flashbacks, as lembranças e a cena final, fazem com que Say Hello For Me tenha seus méritos. É divertido de assistir, apesar dos pesares. Perfeito para as mulheres que adoram um “filme fofo”, e para todos que gostam de uma linda história.